Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/2049
Author(s): | Anjos, André Fernando Martins dos |
Advisor: | Perestrelo, Maria Margarida Moreira de Carvalho |
Date: | 26-Aug-2010 |
Title: | Projecto de comunidade de prática para a aprendizagem formal e informal |
Reference: | ANJOS, André Fernando Martins dos - Projecto de comunidade de prática para a aprendizagem formal e informal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2049>. |
Keywords: | gestão do conhecimento aprendizagem formal aprendizagem informal comunidades de prática tecnologias da informação e comunicação Knowledge management formal learning informal learning communities of practice ICT information and communication technologies |
Abstract: | As novas tecnologias asseguraram uma mudança de paradigma no modo como aprendemos,
potenciando as metodologias de aprendizagem formal e informal através das redes sociais e
comunidades virtuais.
Perante a necessidade crescente de focalizar o conhecimento informal através da partilha de
experiências e do conhecimento implícito dos indivíduos nas organizações, este projecto
assume uma proposta de criação de uma comunidade de prática focalizada para os gestores de
equipa na administração pública (dirigentes intermédios) que têm como objectivos de
desempenho o desenho de novas metodologias de aprendizagem suportadas pelas TIC.
A Comunidade de Prática para a Aprendizagem Formal e Informal constitui-se como uma
estratégia que visa a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação nas
metodologias de aprendizagem, de modo a possibilitar a produção de boas práticas passíveis
de ser incorporadas em vários contextos e divulgadas no sector público. New technologies have induced a shift in the paradigm of the way we learn by enhancing the formal and informal learning methodologies provided by social networks and virtual communities. The growing need to focus on informal knowledge through the sharing of people’s experiences and of the implicit knowledge in organisations, is behind this project’s proposal to create a community of practice for team managers in public administration (mid-level managers) with performance goals which include coming up with new learning methodologies supported by the information and communication technologies. The strategy of the Community of Practice for Formal and Informal Learning is to incorporate ICT in learning methodologies so as to create good practices than can be used in various contexts including the public sector. |
Degree: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_AAnjos_ISCTE.pdf | 615,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.