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    http://hdl.handle.net/10071/20433| Autoria: | Mendes, M. M. Magano, O. Costa, A. R. | 
| Data: | 2020 | 
| Título próprio: | Ciganos portugueses: escola e mudança social | 
| Número: | 93 | 
| Paginação: | 109 - 126 | 
| ISSN: | 0873-6529 | 
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.7458/SPP20209313546 | 
| Palavras-chave: | Ciganos portugueses Educação Desigualdades educativas Etnografia Escolas | 
| Resumo: | O cumprimento da escolaridade obrigatória, o sucesso e o controlo do abandono escolar estão longe de ser metas atingidas em Portugal para as crianças e jovens ciganos. Atualmente está mais clara a importância da escolarização, seja do ponto de vista do estado, regulador do acesso de todos ao sistema de ensino público, seja por parte das famílias, que reconhecem a sua importância como recurso essencial para uma cidadania efetiva. Neste artigo, através de uma abordagem etnográfica, são evidenciadas, por um lado, a continuidade de reprodução de desigualdades sociais em relação aos ciganos portugueses e, por outro, os processos de mudança em curso que mostram que, face à escola, os ciganos experienciam desafios, enfrentando mudanças provindas de dentro e de fora da escola. | 
| Arbitragem científica: | yes | 
| Acesso: | Acesso Aberto | 
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica | 
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 13546-Article Text-spp 2020.pdf | Versão Editora | 419,98 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | 
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