Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/20231
Author(s): Mateus, S.
Date: 2019
Title: Antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal – perceções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar
Volume: 7
Number: 2
Pages: 123 - 135
ISSN: 1647-3078
Keywords: Filhos de imigrantes
Educação
Discriminação
Diversidade
Racismo
Abstract: A discriminação com base na origem étnica assume um papel central na experiência escolar das/os filhas/os de imigrantes: ela afeta os processos de escolarização, nomeadamente através do modo como configura perceções sobre as e os estudantes. O presente artigo examina as perceções sobre diversidade e discriminação em ambiente escolar de filhas/os de imigrantes e de diversos atores escolares, a partir de um conjunto de entrevistas realizadas em duas escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Confirma-se a experiência de discriminação entre alunas/os, e a diversidade revela-se, nas perceções dos agentes escolares, como problemática e impactante nos ambientes de escola.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.