Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/20231
Author(s): | Mateus, S. |
Date: | 2019 |
Title: | Antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal – perceções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar |
Volume: | 7 |
Number: | 2 |
Pages: | 123 - 135 |
ISSN: | 1647-3078 |
Keywords: | Filhos de imigrantes Educação Discriminação Diversidade Racismo |
Abstract: | A discriminação com base na origem étnica assume um papel central na experiência escolar das/os filhas/os de imigrantes: ela afeta os processos de escolarização, nomeadamente através do modo como configura perceções sobre as e os estudantes. O presente artigo examina as perceções sobre diversidade e discriminação em ambiente escolar de filhas/os de imigrantes e de diversos atores escolares, a partir de um conjunto de entrevistas realizadas em duas escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Confirma-se a experiência de discriminação entre alunas/os, e a diversidade revela-se, nas perceções dos agentes escolares, como problemática e impactante nos ambientes de escola. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.