Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/20060
Autoria: | Silva, J. P. Estanque, E. Mineiro, J. Sebastião, J. Lopes, J. M. T. |
Data: | 2019 |
Título próprio: | Antiguidade e poder simbólico na praxe académica |
Volume: | 54 |
Número: | 232 |
Paginação: | 438 - 460 |
ISSN: | 0003-2573 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.31447/as00032573.2019232.01 |
Palavras-chave: | Praxe académica Antiguidade Poder Poder simbólico |
Resumo: | A praxe académica consiste num conjunto de rituais iniciáticos que abrange um largo número de estudantes do ensino supe- rior português. Dela faz parte o exercício de poder assimétrico dos alunos mais antigos sobre os recém-chegados, uma lógica assimétrica que impõe uma hierarquia fundada na antigui- dade. Este artigo analisa as manifestações, a origem e os meca- nismos de legitimação e reprodução deste poder. Ele resulta da antiguidade dos estudantes mais velhos enquanto elementos de um grupo estabelecido, capaz de impor normas e barreiras, e reforça-se através de uma dimensão ritual e simbólica que o legitima e naturaliza, ocultando-o enquanto forma de poder. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antiguidade e poder simbólico na praxe académica..pdf | Versão Editora | 290,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.