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http://hdl.handle.net/10071/20060| Autoria: | Silva, J. P. Estanque, E. Mineiro, J. Sebastião, J. Lopes, J. M. T. |
| Data: | 2019 |
| Título próprio: | Antiguidade e poder simbólico na praxe académica |
| Volume: | 54 |
| Número: | 232 |
| Paginação: | 438 - 460 |
| ISSN: | 0003-2573 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.31447/as00032573.2019232.01 |
| Palavras-chave: | Praxe académica Antiguidade Poder Poder simbólico |
| Resumo: | A praxe académica consiste num conjunto de rituais iniciáticos que abrange um largo número de estudantes do ensino supe- rior português. Dela faz parte o exercício de poder assimétrico dos alunos mais antigos sobre os recém-chegados, uma lógica assimétrica que impõe uma hierarquia fundada na antigui- dade. Este artigo analisa as manifestações, a origem e os meca- nismos de legitimação e reprodução deste poder. Ele resulta da antiguidade dos estudantes mais velhos enquanto elementos de um grupo estabelecido, capaz de impor normas e barreiras, e reforça-se através de uma dimensão ritual e simbólica que o legitima e naturaliza, ocultando-o enquanto forma de poder. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Antiguidade e poder simbólico na praxe académica..pdf | Versão Editora | 290,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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