Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20060
Autoria: Silva, J. P.
Estanque, E.
Mineiro, J.
Sebastião, J.
Lopes, J. M. T.
Data: 2019
Título próprio: Antiguidade e poder simbólico na praxe académica
Volume: 54
Número: 232
Paginação: 438 - 460
ISSN: 0003-2573
DOI (Digital Object Identifier): 10.31447/as00032573.2019232.01
Palavras-chave: Praxe académica
Antiguidade
Poder
Poder simbólico
Resumo: A praxe académica consiste num conjunto de rituais iniciáticos que abrange um largo número de estudantes do ensino supe- rior português. Dela faz parte o exercício de poder assimétrico dos alunos mais antigos sobre os recém-chegados, uma lógica assimétrica que impõe uma hierarquia fundada na antigui- dade. Este artigo analisa as manifestações, a origem e os meca- nismos de legitimação e reprodução deste poder. Ele resulta da antiguidade dos estudantes mais velhos enquanto elementos de um grupo estabelecido, capaz de impor normas e barreiras, e reforça-se através de uma dimensão ritual e simbólica que o legitima e naturaliza, ocultando-o enquanto forma de poder.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica
CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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