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http://hdl.handle.net/10071/19914| Autoria: | Matias, A. R. Martins, P. |
| Data: | 2019 |
| Título próprio: | Pode a educação plurilingue constituir-se como educação anti-racista? |
| Volume: | 7 |
| Número: | 2 |
| Paginação: | 151 - 166 |
| ISSN: | 1647-3078 |
| Palavras-chave: | Educação antirracista Educação plurilingue Língua de escolarização Línguas menorizadas. |
| Resumo: | Neste artigo, propomos um enquadramento comparativo entre diferentes experiências de educação bilingue/plurilingue que tiveram lugar em Portugal nos últimos 40 anos. A análise procura discutir a cultura de educação monolingue e monocultural vigente nas escolas de ensino público, por contraste às intervenções cujas abordagens implicaram metodologias de alfabetização com uso do cabo-verdiano, com resultados no empoderamento dos alunos e famílias envolvidas, numa maior abertura e consciência comunicativa e nas atividades de escrita e leitura. Discutimos, posteriormente, em torno de representações sobre língua de escolarização associada a noções de objetividade, adequabilidade, naturalização, desvio e défice, ligadas a processos históricos de estigmatização linguística e cida-dã. Concluímos com uma reflexão crítica sobre a utilização da educação bilingue e das línguas menorizadas, discutindo a sua valência numa abordagem educativa anti-racista e por oposição a uma educação monolingue e monocultural. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mediações_ARMatias_PMartins_2019.pdf | Versão Editora | 461,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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