Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/19914Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Matias, A. R. | - |
| dc.contributor.author | Martins, P. | - |
| dc.date.accessioned | 2020-02-17T12:06:37Z | - |
| dc.date.available | 2020-02-17T12:06:37Z | - |
| dc.date.issued | 2019 | - |
| dc.identifier.issn | 1647-3078 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/19914 | - |
| dc.description.abstract | Neste artigo, propomos um enquadramento comparativo entre diferentes experiências de educação bilingue/plurilingue que tiveram lugar em Portugal nos últimos 40 anos. A análise procura discutir a cultura de educação monolingue e monocultural vigente nas escolas de ensino público, por contraste às intervenções cujas abordagens implicaram metodologias de alfabetização com uso do cabo-verdiano, com resultados no empoderamento dos alunos e famílias envolvidas, numa maior abertura e consciência comunicativa e nas atividades de escrita e leitura. Discutimos, posteriormente, em torno de representações sobre língua de escolarização associada a noções de objetividade, adequabilidade, naturalização, desvio e défice, ligadas a processos históricos de estigmatização linguística e cida-dã. Concluímos com uma reflexão crítica sobre a utilização da educação bilingue e das línguas menorizadas, discutindo a sua valência numa abordagem educativa anti-racista e por oposição a uma educação monolingue e monocultural. | por |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal | - |
| dc.relation | UID/SOC/03126/2013 | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Educação antirracista | por |
| dc.subject | Educação plurilingue | por |
| dc.subject | Língua de escolarização | por |
| dc.subject | Línguas menorizadas. | por |
| dc.title | Pode a educação plurilingue constituir-se como educação anti-racista? | por |
| dc.type | article | - |
| dc.pagination | 151 - 166 | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.journal | Medi@ções | - |
| dc.volume | 7 | - |
| dc.number | 2 | - |
| degois.publication.firstPage | 151 | - |
| degois.publication.lastPage | 166 | - |
| degois.publication.issue | 2 | - |
| degois.publication.title | Pode a educação plurilingue constituir-se como educação anti-racista? | por |
| dc.date.updated | 2020-02-17T12:03:53Z | - |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
| iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-68083 | - |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mediações_ARMatias_PMartins_2019.pdf | Versão Editora | 461,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












