Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19914
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatias, A. R.-
dc.contributor.authorMartins, P.-
dc.date.accessioned2020-02-17T12:06:37Z-
dc.date.available2020-02-17T12:06:37Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1647-3078-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19914-
dc.description.abstractNeste artigo, propomos um enquadramento comparativo entre diferentes experiências de educação bilingue/plurilingue que tiveram lugar em Portugal nos últimos 40 anos. A análise procura discutir a cultura de educação monolingue e monocultural vigente nas escolas de ensino público, por contraste às intervenções cujas abordagens implicaram metodologias de alfabetização com uso do cabo-verdiano, com resultados no empoderamento dos alunos e famílias envolvidas, numa maior abertura e consciência comunicativa e nas atividades de escrita e leitura. Discutimos, posteriormente, em torno de representações sobre língua de escolarização associada a noções de objetividade, adequabilidade, naturalização, desvio e défice, ligadas a processos históricos de estigmatização linguística e cida-dã. Concluímos com uma reflexão crítica sobre a utilização da educação bilingue e das línguas menorizadas, discutindo a sua valência numa abordagem educativa anti-racista e por oposição a uma educação monolingue e monocultural.por
dc.language.isopor-
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal-
dc.relationUID/SOC/03126/2013-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação antirracistapor
dc.subjectEducação plurilinguepor
dc.subjectLíngua de escolarizaçãopor
dc.subjectLínguas menorizadas.por
dc.titlePode a educação plurilingue constituir-se como educação anti-racista?por
dc.typearticle-
dc.pagination151 - 166-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalMedi@ções-
dc.volume7-
dc.number2-
degois.publication.firstPage151-
degois.publication.lastPage166-
degois.publication.issue2-
degois.publication.titlePode a educação plurilingue constituir-se como educação anti-racista?por
dc.date.updated2020-02-17T12:03:53Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturaspor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-68083-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mediações_ARMatias_PMartins_2019.pdfVersão Editora461,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.