Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/19466
Author(s): Resende, Tiago Miguel Costa
Advisor: Costa, Renato Lopes da
Date: 20-Nov-2019
Title: Impacto dos serviços partilhados e da metodologia lean na Força Aérea Portuguesa
Reference: Resende, T. M. C. (2019). Impacto dos serviços partilhados e da metodologia lean na Força Aérea Portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19466
Keywords: Metodologia lean
Ferramentas lean
Serviços partilhados
Força Aérea Portuguesa
Gestão
Lean methodology
Lean tools
Shared services
Portuguese Air Force
Management
Gestão organizacional
Economia de serviços
Mudança organizacional
Recursos humanos
Redução de custos
Abstract: No período de 2010 a 2014, Portugal atravessou uma crise económico-financeira onde as organizações públicas, principalmente as militares, estiveram sujeitas a uma constante redução de custos e de recursos. Os modelos de serviços partilhados em conjunto com a metodologia Lean têm sido adotados pelas organizações com o objetivo de reduzir custos, reduzir desperdícios e aumentar a satisfação dos trabalhadores com a prestação de serviços de qualidade. A presente dissertação tem como objetivo compreender o impacto que a implementação dos serviços partilhados e da metodologia Lean têm na área administrativa e de apoio na Força Aérea Portuguesa, incidindo na necessidade de recorrer à Loja do militar, ao Contact Center, ao Setor de Correios e ao Portal Interno - Self-Service, percebendo de que forma estas implementações permitiram a eliminação de desperdício e o aproveitamento dos recursos, humanos e financeiros, existentes. A recolha de dados realizou-se através da combinação de vários métodos, nomeadamente a análise documental, observação direta e entrevistas. Após a implementação, no ano de 2015, ainda é possível verificar que existe alguma resistência à mudança, o facto de estarmos perante uma organização hierárquica, de onde surgem diversas chefias inerentes, justifica essa desvantagem existente. Por outro lado, a implementação e o funcionamento de todos os serviços na sua plenitude, permitiu a redução de pessoal prevista pelo programa Defesa2020, onde a otimização de recursos juntamente com a simplificação de processos permitiu a eliminação de tarefas duplicadas.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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