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dc.contributor.advisorCosta, Renato Lopes da-
dc.contributor.authorResende, Tiago Miguel Costa-
dc.date.accessioned2020-01-18T15:51:29Z-
dc.date.issued2019-11-20-
dc.date.submitted2019-10-
dc.identifier.citationResende, T. M. C. (2019). Impacto dos serviços partilhados e da metodologia lean na Força Aérea Portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19466pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19466-
dc.description.abstractNo período de 2010 a 2014, Portugal atravessou uma crise económico-financeira onde as organizações públicas, principalmente as militares, estiveram sujeitas a uma constante redução de custos e de recursos. Os modelos de serviços partilhados em conjunto com a metodologia Lean têm sido adotados pelas organizações com o objetivo de reduzir custos, reduzir desperdícios e aumentar a satisfação dos trabalhadores com a prestação de serviços de qualidade. A presente dissertação tem como objetivo compreender o impacto que a implementação dos serviços partilhados e da metodologia Lean têm na área administrativa e de apoio na Força Aérea Portuguesa, incidindo na necessidade de recorrer à Loja do militar, ao Contact Center, ao Setor de Correios e ao Portal Interno - Self-Service, percebendo de que forma estas implementações permitiram a eliminação de desperdício e o aproveitamento dos recursos, humanos e financeiros, existentes. A recolha de dados realizou-se através da combinação de vários métodos, nomeadamente a análise documental, observação direta e entrevistas. Após a implementação, no ano de 2015, ainda é possível verificar que existe alguma resistência à mudança, o facto de estarmos perante uma organização hierárquica, de onde surgem diversas chefias inerentes, justifica essa desvantagem existente. Por outro lado, a implementação e o funcionamento de todos os serviços na sua plenitude, permitiu a redução de pessoal prevista pelo programa Defesa2020, onde a otimização de recursos juntamente com a simplificação de processos permitiu a eliminação de tarefas duplicadas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMetodologia leanpor
dc.subjectFerramentas leanpor
dc.subjectServiços partilhadospor
dc.subjectForça Aérea Portuguesapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectLean methodologypor
dc.subjectLean toolspor
dc.subjectShared servicespor
dc.subjectPortuguese Air Forcepor
dc.subjectManagementpor
dc.subjectGestão organizacional-
dc.subjectEconomia de serviços-
dc.subjectMudança organizacional-
dc.subjectRecursos humanos-
dc.subjectRedução de custos-
dc.titleImpacto dos serviços partilhados e da metodologia lean na Força Aérea Portuguesapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202345327por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2020-11-19-
dc.subject.jelL3-
dc.subject.jelM12-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
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