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http://hdl.handle.net/10071/1932
Author(s): | Fernandes, Artur Jorge |
Advisor: | Pereira, Hélia |
Date: | 20-Jul-2010 |
Title: | Análise nas 4 vertentes do marketing-mix no lançamento do Alfa Romeo Mito |
Reference: | Fernandes, A. J. (2009). Análise nas 4 vertentes do marketing-mix no lançamento do Alfa Romeo Mito [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/1932 |
Keywords: | Indústria automóvel -- Mechanical engineering Marketing mix Lançamento Estratégias Car industry Launch Strategy |
Abstract: | O presente projecto pretende analisar decisões estratégicas, tomadas no seio de uma
organização, durante a preparação do lançamento de um novo produto no mercado
automóvel português, à luz das 4 vertentes do Marketing Mix, também conhecidos como
os 4 P’s.
Para esse efeito, será disponibilizado um conjunto de informações necessárias para as
tomadas de decisões mencionadas como:
- Dados estatísticos do sector automóvel, vendas, segmentação, tipologias de clientes.
- Dados sobre características do produto, configurações, custos, margens esperadas,
campanhas de comunicação, capacidades produtivas reservadas pela fábrica,
objectivos de volumes e quotas de segmento.
Um ano passado depois do seu lançamento, podemos dizer em jeito de balanço que o
lançamento do Alfa Romeo MiTo é um sucesso, tendo a marca atingindo e mesmo
superado alguns objectivos que se tinha proposto, no entanto, esse sucesso que é fruto de
tomadas de decisões acertadas, poderia ter corrido ainda melhor, que apenas esta
experiência de 12 meses pode comprovar.
Deste modo o estudo deste caso permitirá transmitir ensinamentos e métodos de trabalhos
aos estudantes das áreas de Gestão e Marketing, para o seu trabalho de amanhã. The actual Project is based on the strategic decisions analysis for the commercial launch of a new product in the Portuguese automotive industry, through the 4 Marketing-Mix points of view, also known as the 4 P’s. In order to achieve this objective, a certain number of information and data needed, will be provided, such as: Automotive statistics, sales, segments, clients profiles Product, equipments, expected margins, communication campaigns, production assignment, volumes and market share objectives. After one year we may conclude that the Alfa Romeo MiTo commercial launch has been a success as all objectives defined by the brand were achieved, and even over achieved in some cases. Nevertheless, our opinion is that we could have done better regarding our (last) 12 months experience. To conclude, this case study should be a good opportunity to teach and transmit experience and know how to those Marketing and Management students, for their tomorrow activities. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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