Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1899
Autoria: Mendes, Paula Maria Santos
Orientação: Machado, Fernando Luís Lopes
Data: 2009
Título próprio: Estudantes do ensino secundário profissional: origem social, escolhas escolares e expectativas
Referência bibliográfica: MENDES, Paula Maria Santos - Estudantes do ensino secundário profissional: origem social, escolhas escolares e expectativas [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1899>.
Palavras-chave: Ensino profissional
Desigualdades sociais
Desempenho escolar
Escolhas e expectativas
Vocational education
Social inequality
School performance
Choices and expectations
Resumo: Considerando a expansão do ensino profissional em Portugal nos últimos anos, pretende-se, nesta investigação realizada em 8 Escolas Profissionais do distrito de Santarém, por um lado, conhecer a origem social e desempenho escolar dos estudantes e, por outro lado, compreender as suas escolhas e expectativas escolares e profissionais, isto é, perceber se o ensino profissional se constitui como última escolha a que acedem os “excluídos” dos percursos nobres do sistema de ensino. A análise da informação recolhida permitiu identificar que a maioria dos alunos é oriunda de famílias de capital cultural e económico baixos e com percursos escolares marcados por várias retenções. As escolhas estão relacionadas com uma melhor preparação para a entrada no mercado de trabalho e as aspirações futuras orientam-se, também, para a inserção na vida activa, existindo, no entanto, uma parte significativa de alunos que aspira prosseguir estudos.
Considering the expansion of the vocational education in Portugal in the recent years, with this investigation conducted in eight schools of the District of Santarém, we aim to know not only the social background and school performance of those students but also to understand their choices and expectations in what concerns school and vocation, it means, to realise if the vocational education is viewed as the last choice for the "excluded" from the noble paths of the educational system. A deeper analysis of the collected information allowed us to identify that most students come from households whose cultured and economical backgrounds are low as well as their school life is marked by several failures. Both their choices and future expectations are related to the working life. However, we can also notice there is a significant part of students who wish to continue their studies.
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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