Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/1899
Author(s): Mendes, Paula Maria Santos
Advisor: Machado, Fernando Luís Lopes
Date: 2009
Title: Estudantes do ensino secundário profissional: origem social, escolhas escolares e expectativas
Reference: MENDES, Paula Maria Santos - Estudantes do ensino secundário profissional: origem social, escolhas escolares e expectativas [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1899>.
Keywords: Ensino profissional
Desigualdades sociais
Desempenho escolar
Escolhas e expectativas
Vocational education
Social inequality
School performance
Choices and expectations
Abstract: Considerando a expansão do ensino profissional em Portugal nos últimos anos, pretende-se, nesta investigação realizada em 8 Escolas Profissionais do distrito de Santarém, por um lado, conhecer a origem social e desempenho escolar dos estudantes e, por outro lado, compreender as suas escolhas e expectativas escolares e profissionais, isto é, perceber se o ensino profissional se constitui como última escolha a que acedem os “excluídos” dos percursos nobres do sistema de ensino. A análise da informação recolhida permitiu identificar que a maioria dos alunos é oriunda de famílias de capital cultural e económico baixos e com percursos escolares marcados por várias retenções. As escolhas estão relacionadas com uma melhor preparação para a entrada no mercado de trabalho e as aspirações futuras orientam-se, também, para a inserção na vida activa, existindo, no entanto, uma parte significativa de alunos que aspira prosseguir estudos.
Considering the expansion of the vocational education in Portugal in the recent years, with this investigation conducted in eight schools of the District of Santarém, we aim to know not only the social background and school performance of those students but also to understand their choices and expectations in what concerns school and vocation, it means, to realise if the vocational education is viewed as the last choice for the "excluded" from the noble paths of the educational system. A deeper analysis of the collected information allowed us to identify that most students come from households whose cultured and economical backgrounds are low as well as their school life is marked by several failures. Both their choices and future expectations are related to the working life. However, we can also notice there is a significant part of students who wish to continue their studies.
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mestrado - Estudantes do ensino secundário profissional.pdf544,98 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.