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http://hdl.handle.net/10071/18998
Author(s): | Ferreira, Ana Catarina Ramalheira de Araújo |
Advisor: | Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da Martins, Paulo Miguel |
Date: | 7-Nov-2019 |
Title: | O Anime e a II Guerra Mundial: o Anime como propaganda ou forma de entretenimento |
Reference: | Ferreira, A. C. R. de A. (2019). O Anime e a II Guerra Mundial: o Anime como propaganda ou forma de entretenimento [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18998 |
Keywords: | Anime Entretenimento Propaganda II Guerra Mundial Japão Anime Entertainment World War II Japan Sociologia da comunicação Indústria cinematográfica Animação |
Abstract: | A presente dissertação tem como principal objetivo comparar a forma como a indústria
do anime abordou os acontecimentos da II Guerra Mundial no Japão, tanto durante a guerra, numa altura em que o anime estava a ser usado como veículo de propaganda, como várias décadas depois, quando o anime já estava a ser utilizado como forma de entretenimento.
De maneira a atingir-se o objetivo proposto, analisaram-se três filmes de longa
metragem de anime: um de 1945, que foi lançado no final da II Guerra Mundial e, portanto,
com fins propagandísticos; um de 1988, que acompanha as vidas de dois irmãos órfãos, tendo
sido produzido pelo primeiro estúdio de animação japonês a ganhar um Óscar de Melhor Filme
de Animação de sempre; e outro mais recente, de 2016, que aborda a vida dos Japoneses durante
a guerra, através do ponto de vista de uma jovem dona de casa.
Através da análise aos três filmes, comprova-se que, realmente, o tema da II Guerra
Mundial foi apresentado de forma diferente pela indústria do anime: no primeiro, Momotarō
Umi no Shinpei, o Japão é retratado como um país onde se vive tranquilamente, apesar da
guerra, da qual sai vencedor no final, devido ao trabalho em equipa e esforço comum; em
Hotaru no Haka e Kono Sekai no Katasumi ni, os personagens vivem em cidades que sofrem
constantemente ataques aéreos e lutam pela sobrevivência, sendo que ambos acabam com
perdas mortais de personagens com ligações fortes aos protagonistas, bem como com a derrota
do Japão. This dissertation’s main goal is to compare how the anime industry has approached the events which occurred in Japan during World War II, both at the time of war, when anime was being used as a method of propaganda, and decades afterwards, when anime was already mainly focusing on the entertainment industry. With the purpose of achieving this goal, three anime feature films have been analysed: the first one, from 1945, which was released at the end of World War II and, therefore, as a means of propaganda; one from 1988, which follows the lives of two orphan siblings, having been produced by the first Japanese animation studio to ever win an Academy Award for Best Animated Feature; and one released in 2016, which addresses the lives of the Japanese citizens during the war, through the point of view of a young housewife. After analysing the three anime films, it is proven that the theme of World War II has been presented differently by the anime industry: in the first one, Momotarō Umi no Shinpei, Japan is portrayed as a quiet and peaceful country, even though it is at war, which they win at the end, due to team work and mutual effort; in Hotaru no Haka and Kono Sekai no Katasumi ni, the characters are fighting for their lives, while living in cities that are suffering constant air raids – both protagonists lose the lives of someone close to them and the war ends with Japan’s defeat. |
Degree: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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