Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18998
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da-
dc.contributor.advisorMartins, Paulo Miguel-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Catarina Ramalheira de Araújo-
dc.date.accessioned2019-12-09T11:53:04Z-
dc.date.available2019-12-09T11:53:04Z-
dc.date.issued2019-11-07-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationFerreira, A. C. R. de A. (2019). O Anime e a II Guerra Mundial: o Anime como propaganda ou forma de entretenimento [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18998pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18998-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como principal objetivo comparar a forma como a indústria do anime abordou os acontecimentos da II Guerra Mundial no Japão, tanto durante a guerra, numa altura em que o anime estava a ser usado como veículo de propaganda, como várias décadas depois, quando o anime já estava a ser utilizado como forma de entretenimento. De maneira a atingir-se o objetivo proposto, analisaram-se três filmes de longa metragem de anime: um de 1945, que foi lançado no final da II Guerra Mundial e, portanto, com fins propagandísticos; um de 1988, que acompanha as vidas de dois irmãos órfãos, tendo sido produzido pelo primeiro estúdio de animação japonês a ganhar um Óscar de Melhor Filme de Animação de sempre; e outro mais recente, de 2016, que aborda a vida dos Japoneses durante a guerra, através do ponto de vista de uma jovem dona de casa. Através da análise aos três filmes, comprova-se que, realmente, o tema da II Guerra Mundial foi apresentado de forma diferente pela indústria do anime: no primeiro, Momotarō Umi no Shinpei, o Japão é retratado como um país onde se vive tranquilamente, apesar da guerra, da qual sai vencedor no final, devido ao trabalho em equipa e esforço comum; em Hotaru no Haka e Kono Sekai no Katasumi ni, os personagens vivem em cidades que sofrem constantemente ataques aéreos e lutam pela sobrevivência, sendo que ambos acabam com perdas mortais de personagens com ligações fortes aos protagonistas, bem como com a derrota do Japão.por
dc.description.abstractThis dissertation’s main goal is to compare how the anime industry has approached the events which occurred in Japan during World War II, both at the time of war, when anime was being used as a method of propaganda, and decades afterwards, when anime was already mainly focusing on the entertainment industry. With the purpose of achieving this goal, three anime feature films have been analysed: the first one, from 1945, which was released at the end of World War II and, therefore, as a means of propaganda; one from 1988, which follows the lives of two orphan siblings, having been produced by the first Japanese animation studio to ever win an Academy Award for Best Animated Feature; and one released in 2016, which addresses the lives of the Japanese citizens during the war, through the point of view of a young housewife. After analysing the three anime films, it is proven that the theme of World War II has been presented differently by the anime industry: in the first one, Momotarō Umi no Shinpei, Japan is portrayed as a quiet and peaceful country, even though it is at war, which they win at the end, due to team work and mutual effort; in Hotaru no Haka and Kono Sekai no Katasumi ni, the characters are fighting for their lives, while living in cities that are suffering constant air raids – both protagonists lose the lives of someone close to them and the war ends with Japan’s defeat.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAnimepor
dc.subjectEntretenimentopor
dc.subjectPropagandapor
dc.subjectII Guerra Mundialpor
dc.subjectJapãopor
dc.subjectAnimepor
dc.subjectEntertainmentpor
dc.subjectWorld War IIpor
dc.subjectJapanpor
dc.subjectSociologia da comunicação-
dc.subjectIndústria cinematográfica-
dc.subjectAnimação-
dc.titleO Anime e a II Guerra Mundial: o Anime como propaganda ou forma de entretenimentopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202299309por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias-
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_araujo_ferreira.pdf5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.