Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/18884
Author(s): Ferreira, Catarina Isabel Pombo Gomes
Advisor: Santos, Susana
Date: 22-Jul-2019
Title: Em nome do post, do feed e do engagement: a comunicação em religião digital: estudo de caso da UniverCidade Voluntária
Reference: Ferreira, C. I. P. G. (2019). Em nome do post, do feed e do engagement: a comunicação em religião digital: estudo de caso da UniverCidade Voluntária [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18884
Keywords: Comunicação
TIC - Tecnologias da informação e comunicação
Religião
Rede digital
Criatividade
Comunicação organizacional
Mestrado
Portugal
Digital religion
Digital age
Digital natives
Organizational communication
Abstract: O presente trabalho projeto pretende ser uma reflexão sobre a temática da religião digital e a forma como é comunicada para um público universitário. O seu principal objetivo é elaborar e realizar um plano de comunicação para um evento de uma ONG (organização não governamental) cristã - Agape Campus Lisboa. Ao serem analisados inquéritos de avaliação e através de um ativo trabalho de campo, pretende-se compreender se a forma escolhida para publicitar e organizar o evento foi bem-sucedida e se houve um melhor aproveitamento dos meios digitais para o fazer (em comparação com o evento do ano anterior). É ainda objetivo deste trabalho fazer uma reflexão teórica acerca das problemáticas adjacentes a este tema e trazer sugestões para futuras investigações. Para esta análise ser o mais completa possível, é importante definir alguns conceitos, como o de religião digital, era digital (era da informação), nativos digitais, e comunicação organizacional.
This paper aims to explore the recent rise of 'digital religion', specifically amongst University students in Lisbon. Research was undertaken through the preparation and implementation of a communications strategy for an event hosted by a Christian NGO (non-governmental organisation) - Agape Campus Lisboa. Through analysing surveys and active fieldwork, the research undertaken for this paper will explore to what extent the chosen methods of publicisation and organisation were successful, thereby assessing if the use of digital media was advantageous to the promotion of the society compared to the event held in the previous academic year. This paper will make a theoretical reflection on digital religion and propose suggestions for future research. In order to create a thorough analysis of the material, it is important to define concepts including digital religion, digital age (information age), digital natives, and organizational communication.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_catarina_gomes_ferreira.pdf4,48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.