Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/18629
Author(s): Oliveira, Adriana João Figueiredo
Advisor: Mendonça, Sandro
Mateus, António Rodrigues
Date: 18-Dec-2018
Title: Rumo à inovação: aplicação do Innovation Scoring 2.0 na Arsenal do Alfeite, SA
Reference: Oliveira, A. J. F. (2018). Rumo à inovação: aplicação do Innovation Scoring 2.0 na Arsenal do Alfeite, SA [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18629
Keywords: Economia da empresa
Industria naval
SEE Sector Empresarial do Estado
Inovação tecnológica
Informática aplicada à gestão
Avaliação de empresas
Vantagem competitiva
Portugal
Naval industry
Public sector
Innovation
Innovation scoring
Geographic coverage
Abstract: O presente estudo procura estabelecer uma visão sobre a inovação enquanto fator crítico de sucesso de uma empresa peculiar, que defronta um conjunto de estigmas enquanto empresa estratégica para o país, bem como mencionar os principais desafios confrontados pela indústria naval. A indústria de construção naval é global e de tal modo competitiva, que o seu poder económico é extremamente influenciado pelos ciclos de desenvolvimento da economia mundial. Exemplo disso foi a queda deste mercado em Portugal após a crise mundial de 2008 que gerou o encerramento dos estaleiros de Viana e do Mondego. Apesar do período controverso deste setor, em 2009 surge a Arsenal do Alfeite, SA (AA, SA) dedicada à construção, manutenção e reparação naval, militar e civil, por forma a tornar-se mais moderna e competitiva. Assim, incorporada no Setor Empresarial do Estado, apura-se que esta empresa, que conta com décadas de história, tende a adotar desde sempre uma estratégia de diferenciação imposta pela evolução tecnológica do setor no sentido de alcançar um nível de referência no mercado global. Neste âmbito, será implementado à AA, SA a nova geração do "Innovation Scoring" (Innovation Scoring 2.0), uma ferramenta desenvolvida pela COTEC que permite avaliar as capacidades e desempenho de inovação das empresas. O estudo de caso basear-se-á na análise da AA, SA através dos dados reais da empresa, com o intuito de medir e identificar os seus processos de inovação, contrapondo posteriormente com a Norma da Inovação. Deste modo, será possível entender que vantagens competitivas esta empresa poderia desenvolver e sustentar para garantir uma fatia do mercado internacional
The present study seeks to establish a vision about innovation as a critical success factor of a peculiar company that faces a set of stigmas as a strategic company for the country, as well as to mention the main challenges faced by the naval industry. The shipbuilding industry is global and so competitive that its economic power is greatly influenced by the development cycles of the world economy. An example of this was the fall in this sector in Portugal after the 2008 global crisis that led to the closure of Viana and Mondego shipyards. Despite the controversial period of this sector, in 2009 the Arsenal do Alfeite, SA emerges, dedicated to the construction, maintenance and repair of naval, military and civil, in order to become more modern and competitive. Thus, incorporated in the Public Business Sector, it is found that this company, which relies on decades of history, tends to adopt a strategy of differentiation imposed by the technological evolution of the sector in the sense of reaching a level of reference in the global market. In this context, the new generation of Innovation Scoring (Innovation Scoring 2.0) will be implemented to AA, a tool developed by COTEC that allows to assess the capabilities and performance of innovation of companies. The case study will be based on the analysis of the AA through the actual data of the company, with the purpose of measuring and identifying its innovation processes, opposing posteriorly with the Innovation Standard. Hence, it will be possible to understand what competitive advantages this company could develop and sustain to guarantee a share of the international market.
Degree: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_adriana_figueiredo oliveira.pdf2,9 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.