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http://hdl.handle.net/10071/18614
Autoria: | Damil, Fábio Pontes |
Orientação: | Rodrigues, Luís Oliveira, Abílio |
Data: | 19-Nov-2018 |
Título próprio: | A importância da tecnologia na criação de hábitos de leitura |
Referência bibliográfica: | Damil, F. P. (2018). A importância da tecnologia na criação de hábitos de leitura [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18614 |
Palavras-chave: | Tecnologia da informação Hábito de leitura Literacia Educação infantil Portugal Reading Technology Literacy Children education |
Resumo: | Neste mundo de informação e conhecimento, onde tudo parece conectado, existe um
interesse notável e crescente das crianças em relação às tecnologias, transmitindo
informações de forma rápida, dinâmica e visual, muitas vezes incorporando vídeos, gifs,
sons ou imagens. Os conteúdos são frequentemente negligenciados, em mensagens
concisas. Pelo contrário, um livro requer tempo e atenção do leitor. Consequentemente,
aumenta o desinteresse pela leitura de livros e pelo encontro com autores consagrados.
O presente estudo nasceu a partir desta problemática, a fim de verificar qual o impacto
das tecnologias de informação e dos jogos na criação de hábitos de leitura. Por meio de
entrevistas com profissionais da educação, obtivemos os dados para elaborar um mapa
conceptual - usando o Leximancer -, no qual encontrámos três temas principais
(Consulta, Curiosidade e Leitura), representando os conceitos mais importantes na
proposta e desenvolvimento da aplicação pretendida. Estes resultados permitiram
também reunir os requisitos para a modelação e posterior desenvolvimento do protótipo.
O protótipo foi testado junto de crianças de forma a observar qual o impacto e
motivação que a tecnologia proporciona na leitura. Verificou-se que a maioria das
crianças prefere realizar atividades de leitura através de um suporte tecnológico,
indicando existir desta forma maior diversão e consequentemente maior motivação para
ler mais vezes. No futuro poderemos verificar qual o impacto que a tecnologia pode
trazer para motivar crianças que não gostem de ler. Neste mundo de informação e conhecimento, onde tudo parece conectado, existe um interesse notável e crescente das crianças em relação às tecnologias, transmitindo informações de forma rápida, dinâmica e visual, muitas vezes incorporando vídeos, gifs, sons ou imagens. Os conteúdos são frequentemente negligenciados, em mensagens concisas. Pelo contrário, um livro requer tempo e atenção do leitor. Consequentemente, aumenta o desinteresse pela leitura de livros e pelo encontro com autores consagrados. O presente estudo nasceu a partir desta problemática, a fim de verificar qual o impacto das tecnologias de informação e dos jogos na criação de hábitos de leitura. Por meio de entrevistas com profissionais da educação, obtivemos os dados para elaborar um mapa conceptual - usando o Leximancer -, no qual encontrámos três temas principais (Consulta, Curiosidade e Leitura), representando os conceitos mais importantes na proposta e desenvolvimento da aplicação pretendida. Estes resultados permitiram também reunir os requisitos para a modelação e posterior desenvolvimento do protótipo. O protótipo foi testado junto de crianças de forma a observar qual o impacto e motivação que a tecnologia proporciona na leitura. Verificou-se que a maioria das crianças prefere realizar atividades de leitura através de um suporte tecnológico, indicando existir desta forma maior diversão e consequentemente maior motivação para ler mais vezes. No futuro poderemos verificar qual o impacto que a tecnologia pode trazer para motivar crianças que não gostem de ler. |
Designação do grau: | Mestrado em Informática e Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_fabio_pontes_damil.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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