Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/18614
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Luís | - |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Abílio | - |
dc.contributor.author | Damil, Fábio Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-10T10:29:05Z | - |
dc.date.available | 2019-09-10T10:29:05Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-19 | - |
dc.date.submitted | 2018-10 | - |
dc.identifier.citation | Damil, F. P. (2018). A importância da tecnologia na criação de hábitos de leitura [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18614 | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/18614 | - |
dc.description.abstract | Neste mundo de informação e conhecimento, onde tudo parece conectado, existe um interesse notável e crescente das crianças em relação às tecnologias, transmitindo informações de forma rápida, dinâmica e visual, muitas vezes incorporando vídeos, gifs, sons ou imagens. Os conteúdos são frequentemente negligenciados, em mensagens concisas. Pelo contrário, um livro requer tempo e atenção do leitor. Consequentemente, aumenta o desinteresse pela leitura de livros e pelo encontro com autores consagrados. O presente estudo nasceu a partir desta problemática, a fim de verificar qual o impacto das tecnologias de informação e dos jogos na criação de hábitos de leitura. Por meio de entrevistas com profissionais da educação, obtivemos os dados para elaborar um mapa conceptual - usando o Leximancer -, no qual encontrámos três temas principais (Consulta, Curiosidade e Leitura), representando os conceitos mais importantes na proposta e desenvolvimento da aplicação pretendida. Estes resultados permitiram também reunir os requisitos para a modelação e posterior desenvolvimento do protótipo. O protótipo foi testado junto de crianças de forma a observar qual o impacto e motivação que a tecnologia proporciona na leitura. Verificou-se que a maioria das crianças prefere realizar atividades de leitura através de um suporte tecnológico, indicando existir desta forma maior diversão e consequentemente maior motivação para ler mais vezes. No futuro poderemos verificar qual o impacto que a tecnologia pode trazer para motivar crianças que não gostem de ler. | por |
dc.description.abstract | Neste mundo de informação e conhecimento, onde tudo parece conectado, existe um interesse notável e crescente das crianças em relação às tecnologias, transmitindo informações de forma rápida, dinâmica e visual, muitas vezes incorporando vídeos, gifs, sons ou imagens. Os conteúdos são frequentemente negligenciados, em mensagens concisas. Pelo contrário, um livro requer tempo e atenção do leitor. Consequentemente, aumenta o desinteresse pela leitura de livros e pelo encontro com autores consagrados. O presente estudo nasceu a partir desta problemática, a fim de verificar qual o impacto das tecnologias de informação e dos jogos na criação de hábitos de leitura. Por meio de entrevistas com profissionais da educação, obtivemos os dados para elaborar um mapa conceptual - usando o Leximancer -, no qual encontrámos três temas principais (Consulta, Curiosidade e Leitura), representando os conceitos mais importantes na proposta e desenvolvimento da aplicação pretendida. Estes resultados permitiram também reunir os requisitos para a modelação e posterior desenvolvimento do protótipo. O protótipo foi testado junto de crianças de forma a observar qual o impacto e motivação que a tecnologia proporciona na leitura. Verificou-se que a maioria das crianças prefere realizar atividades de leitura através de um suporte tecnológico, indicando existir desta forma maior diversão e consequentemente maior motivação para ler mais vezes. No futuro poderemos verificar qual o impacto que a tecnologia pode trazer para motivar crianças que não gostem de ler. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Tecnologia da informação | por |
dc.subject | Hábito de leitura | por |
dc.subject | Literacia | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | Reading | por |
dc.subject | Technology | por |
dc.subject | Literacy | por |
dc.subject | Children education | por |
dc.title | A importância da tecnologia na criação de hábitos de leitura | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 202107000 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Informática e Gestão | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_fabio_pontes_damil.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.