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http://hdl.handle.net/10071/1847
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Title: Responsabilidade social das empresas (RSE): realidade ou utopia?
Authors: Farinha, Sandra Cristina Nunes
Orientador: Costa, João Abrantes
Keywords: Responsabilidade Social das Empresas
Gestão da RSE
Ética
Certificações
Issue Date: 2009
Citation: FARINHA, Sandra Cristina Nunes - Responsabilidade social das empresas (RSE): realidade ou utopia? [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1847>.
Abstract: O presente trabalho aborda a caracterização e enquadramento da Responsabilidade Social das Empresas (RSE), com especial ênfase nas linhas orientadoras contempladas no Livro Verde (Definição que consta no Livro Verde apresentado pela Comissão Europeia em Julho de 2001). A RSE tem de ser encarada como um meio para atingir o Desenvolvimento Sustentável (DS) da sociedade. Isto denota, essencialmente, que as empresas têm de integrar na sua gestão preocupações com impacto económico, social e ambiental. Um estudo de caso foi analisado numa organização, cujo nome será mantido em anonimato, tendo-lhe sido atribuída, para efeitos de designação ao longo deste trabalho, um nome fictício (XPTO, S.A.). O core business da empresa é a produção e comercialização de rações para animais. O estudo realizado incidiu na observação do modelo de gestão da RSE, bem como da presença do conceito de “ética”, de normas e certificações na organização. Após detecção de um problema ao nível desta temática, algumas medidas correctivas foram sugeridas e aceites pela organização. A entidade em questão adopta efectivamente algumas práticas sociais, não obstante, tem-se deparado com algumas barreiras relacionadas com a RSE, quer ao nível da “carga burocrática”, como das exigências financeiras que tais práticas requerem. A organização está consciente que a adopção de práticas sociais visa o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. A análise efectuada neste estudo procura fornecer contributos que permitam dar resposta à questão: “Responsabilidade Social das Empresas – uma realidade ou utopia?”.
This paper covers the characterization and framework of social responsibility, with a special emphasis on the guidelines mentioned in the Green Book (its definition was presented in the Green Book which was introduced by the European Commission on July, 2001). Corporative Social Responsibility (CSR) needs to be seen as a means of achieving society Sustainable Development (SD). This calls upon organizations embedding in their operations concerns about their own economic, social and environmental impact on society. A case study concerning CSR was conducted at an organization whose name will be omitted; A fictitious name was used instead the organization´s core business is the production and commercialization of animal stuffs. The study consisted on the observation and analysis of the CSR management model as well as of the existence in the organization of the concept of “ethics “, rules and certifications. An obstacle relating to this subject was detected and some corrective measures were suggested and accepted by the organization. The organization, subject of this study, has in fact implemented some social practices, yet it has come across some CSR related-barriers, relating either to “red tape” constraints or to financial capacity ‘demands required by such social practices. The organization is aware that the adoption of social practices is aimed at the development of a more just and egalitarian society. In sum, this analysis provides an answer to the following question “Corporate social responsibility – a reality or utopia?”
Description: JEL: A13 – Relation of Economics to Social Values; JEL: M14 - Corporate culture; Social Responsibility
URI: http://hdl.handle.net/10071/1847
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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