Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18082
Autoria: Martins, D.
Carvalho, C.
Data: 2018
Título próprio: No trilho de uma carreira: oportunidades para jovens institucionalizados em centros educativos portugueses
Volume: 22
Número: 1
Paginação: 103 - 114
ISSN: 2175-3539
DOI (Digital Object Identifier): 10.1590/2175-35392018012604
Palavras-chave: Profissões
Adolescentes
Centros educativos
Resumo: Os contextos de vida moderna trazem desafios que despertam o interesse de (re)pensar a importância e a forma de realizar um percurso para uma carreira. O objetivo do presente artigo é compreender como a frequência de cursos profissionais possibilita aos jovens institucionalizados em centros educativos portugueses uma exploração vocacional. Os jovens participantes (N=15) encontravam-se em cumprimento de medidas tutelares educativas, com a média de idades situada nos 16 anos de idade, a frequentar cursos de Educação e Formação de Adultos para aquisição de competências escolares e profissionais. As oportunidades disponíveis nos centros educativos portugueses promovem a caminhada dos jovens na educação e na responsabilidade através da frequência em atividades de educação e formação. É necessário dinamizar programas de intervenção para os jovens institucionalizados, para o desenvolvimento de um trilho para a vida ativa ancorado na realização e no equilíbrio positivo entre a vida pessoal e a carreira.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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