Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/18016
Author(s): Pinto, P. Da L.
Editor: Jorge Fidalgo
Date: 2017
Title: Paisagem, arquitetura, projeto e educação
Volume: IV
Pages: 98 - 118
ISBN: 978-972-96844-8-7
Keywords: Paisagem
Arquitetura
Projeto e educação
Abstract: Face ao conjunto de ajustamentos que a Arquitetura e a Universidade têm tido desde o início deste novo século em Portugal, este artigo apresenta as motivações das experiências pedagógicas da unidade curricular de Projeto Final do curso de Arquitetura do ISCTE-IUL, onde, convocando várias disciplinas do espaço edificado e olhando em múltiplas escalas, se procuram novas formas profícuas de envolvimento da arquitetura e dos arquitetos com a sociedade, e onde a ideia de paisagem é estendida ao âmbito urbano e arquitetónico, com o intuito de alargar a consciência ética e social dos futuros arquitetos, sensibilizando-os para a necessidade de os seus projetos constituírem-se mais como “lugares-forma” do que “produtos-forma”, conforme a definição dada por Kenneth Frampton em 2001.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pai Arq Proj Edu - Pedro Pinto 2017.pdfVersão Editora1,22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.