Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/18015
Author(s): Pinto, P. L.
Date: 2017
Title: Arquitetura, ensino, universidade, investigação
Volume: 9
Pages: 98 - 113
Event title: A Língua que Habitamos: IV Seminário Internacional
ISBN: 978-1547025312
Keywords: Arquitetura
Ensino
Universidade
Investigação
Portugal
Abstract: Sente-se uma sensação de imprevisibilidade da adequação dos saberes difundidos pela Universidade, que oscila entre conceder conhecimentos técnicos específicos ou preparar culturalmente os indivíduos, face a um “mercado” de trabalho pulverizado e em permanente reinvenção tecnológica. Pede-se à Universidade resultados, dinamismo, autofinanciamento, concorrência, colocando em causa os ritmos longos e desinteressados do “saber pelo saber”. Neste sistema “produtivista” já não basta educar futuros profissionais, torna-se necessário produzir conhecimento. A carreira universitária especializa-se. Na Arquitetura teme-se pelos vínculos com a tradicional educação para uma prática material. Observando mutações nos programas de ensino de um conjunto de escolas públicas Portuguesas de Arquitetura, enquadrando-as no debate sobre profissão e formação conduzido pela Ordem dos Arquitetos, cruzam-se as transformações ocorridas na Universidade, com as mutações decorrentes na profissão e no seu ensino em Portugal, mapeando temas e procurando acertos epistemológicos.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais

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