Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/18015
acessibilidade
Title: Arquitetura, ensino, universidade, investigação
Authors: Pinto, P. L.
Keywords: Arquitetura
Ensino
Universidade
Investigação
Portugal
Issue Date: 2017
Publisher: AEAULP
Abstract: Sente-se uma sensação de imprevisibilidade da adequação dos saberes difundidos pela Universidade, que oscila entre conceder conhecimentos técnicos específicos ou preparar culturalmente os indivíduos, face a um “mercado” de trabalho pulverizado e em permanente reinvenção tecnológica. Pede-se à Universidade resultados, dinamismo, autofinanciamento, concorrência, colocando em causa os ritmos longos e desinteressados do “saber pelo saber”. Neste sistema “produtivista” já não basta educar futuros profissionais, torna-se necessário produzir conhecimento. A carreira universitária especializa-se. Na Arquitetura teme-se pelos vínculos com a tradicional educação para uma prática material. Observando mutações nos programas de ensino de um conjunto de escolas públicas Portuguesas de Arquitetura, enquadrando-as no debate sobre profissão e formação conduzido pela Ordem dos Arquitetos, cruzam-se as transformações ocorridas na Universidade, com as mutações decorrentes na profissão e no seu ensino em Portugal, mapeando temas e procurando acertos epistemológicos.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18015
ISBN: 978-1547025312
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-44731
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-CRI - Comunicação a conferência internacional

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
AEAPLP - Pedro Pinto Março 2017.pdfPós-print186.5 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.