Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/17971
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Belchior-Rocha, H. | - |
dc.contributor.author | Magalhães, A. B. | - |
dc.contributor.author | Almeida, F. | - |
dc.contributor.author | Ferreira, J. | - |
dc.contributor.author | Casquilho-Martins, I. | - |
dc.contributor.editor | ESE Porto | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-03T16:13:43Z | - |
dc.date.available | 2019-05-03T16:13:43Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-8969-20-2 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/17971 | - |
dc.description.abstract | Com a implementação do Processo de Bolonha no ensino superior as competências são o eixo central do processo de ensino/aprendizagem, quer na dimensão técnico profissional, quer na perspectiva da transversalidade. Apesar de o conceito de competência transversal não gerar consenso, um dos principais propósitos da actual educação e dos esforços de aprendizagem é dotar os/as estudantes de competências que sejam transferíveis entre contextos e que se encontram para além das abordagens por conteúdos ou áreas do saber. O propósito da investigação que se encontra em curso é o de conceber um perfil de competências transversais do/a profissional de educação, capaz de orientar o trabalho formativo nas instituições de ensino superior, apoiar as tarefas de avaliação e certificação das referidas competências e promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de 1º ciclo, onde será analisado como estudo de caso a implementação do laboratório de competências transversais no ISCTE, comparando indicadores de desempenho e formas de adesão à transferência de competências por parte dos estudantes. Exercer este papel só é possível, se o professor for um profissional reflexivo, agente da sua própria formação e estimulador da formação do estudante, mediando a construção do conhecimento com actividades lúdicas, reflexivas, desafiadoras e criativas, possibilitando aos estudantes, tornarem-se sujeitos participantes, autónomos e críticos. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.relation | UID/SOC/03126/2013 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Transversalidade | por |
dc.title | Aprendizagem e competências transversais: um estudo de caso | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | ICRE17 International Conference on Research in Education | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Porto | por |
dc.event.date | 2017 | - |
dc.pagination | 225 - 225 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | ICRE17 International Conference on Research in Education: livro de resumos | - |
degois.publication.firstPage | 225 | - |
degois.publication.lastPage | 225 | - |
degois.publication.location | Porto | por |
degois.publication.title | Aprendizagem e competências transversais: um estudo de caso | por |
dc.date.updated | 2019-05-03T17:10:50Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-44878 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
livro_resumos_final_2 ICRE 17-225.pdf | Versão Editora | 119,5 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.