Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17971
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBelchior-Rocha, H.-
dc.contributor.authorMagalhães, A. B.-
dc.contributor.authorAlmeida, F.-
dc.contributor.authorFerreira, J.-
dc.contributor.authorCasquilho-Martins, I.-
dc.contributor.editorESE Porto-
dc.date.accessioned2019-05-03T16:13:43Z-
dc.date.available2019-05-03T16:13:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-972-8969-20-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17971-
dc.description.abstractCom a implementação do Processo de Bolonha no ensino superior as competências são o eixo central do processo de ensino/aprendizagem, quer na dimensão técnico profissional, quer na perspectiva da transversalidade. Apesar de o conceito de competência transversal não gerar consenso, um dos principais propósitos da actual educação e dos esforços de aprendizagem é dotar os/as estudantes de competências que sejam transferíveis entre contextos e que se encontram para além das abordagens por conteúdos ou áreas do saber. O propósito da investigação que se encontra em curso é o de conceber um perfil de competências transversais do/a profissional de educação, capaz de orientar o trabalho formativo nas instituições de ensino superior, apoiar as tarefas de avaliação e certificação das referidas competências e promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de 1º ciclo, onde será analisado como estudo de caso a implementação do laboratório de competências transversais no ISCTE, comparando indicadores de desempenho e formas de adesão à transferência de competências por parte dos estudantes. Exercer este papel só é possível, se o professor for um profissional reflexivo, agente da sua própria formação e estimulador da formação do estudante, mediando a construção do conhecimento com actividades lúdicas, reflexivas, desafiadoras e criativas, possibilitando aos estudantes, tornarem-se sujeitos participantes, autónomos e críticos.por
dc.language.isopor-
dc.relationUID/SOC/03126/2013-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectTransversalidadepor
dc.titleAprendizagem e competências transversais: um estudo de casopor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleICRE17 International Conference on Research in Education-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationPortopor
dc.event.date2017-
dc.pagination225 - 225-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalICRE17 International Conference on Research in Education: livro de resumos-
degois.publication.firstPage225-
degois.publication.lastPage225-
degois.publication.locationPortopor
degois.publication.titleAprendizagem e competências transversais: um estudo de casopor
dc.date.updated2019-05-03T17:10:50Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-44878-
Aparece nas coleções:CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
livro_resumos_final_2 ICRE 17-225.pdfVersão Editora119,5 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.