Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17951
Author(s): Amorim, P.
André, P.
Date: 2017
Title: Civics, redes sociais, e poder: relações criativas
Volume: 2
Pages: 972 - 985
Event title: V Congresso Internacional das Cidades Criativas
ISBN: 978-84-940289-8-4
Keywords: Civics
Redes sociais
Praia da Estação
Criatividade
Abstract: O biólogo e urbanista Patrick Geddes, representante do movimento britânico Town Planning, precursor do planeamento regional, procurou fomentar o valor cívico urbano do habitante através de exercícios do olhar sobre o território e através de mostras urbanas, criando no início do séc. XX o conceito de civics. Geddes parte do estudo das relações de simbiose conceptualizadas na biologia como processos de entreajuda entre espécies com um objectivo comum, e aplica-as à cidade e aos seus habitantes. Através do seu conceito operativo civics Geddes promoveu uma relação afectiva com o território. Consideramos que é necessário, para além do conhecimento histórico, captar as tendências coevas e os fenómenos em marcha, pelo que tomamos como objeto de estudo um movimento políticocultural de carácter popular e lúdico, designado por Praia da Estação, realizado numa das praças mais importantes da cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil. O movimento “Vá de Branco”, organizado nas redes sociais, ocorreu a 7 de Janeiro de 2010, juntando cerca de 50 pessoas que procuravam respostas do poder público em relação à decisão de proibir eventos de qualquer natureza na Praça da Estação. Os ativistas decidiram marcar encontros na praça aos sábados, com piquenique, bebidas, biquíni e calção, toalhas, chapéus, tambores e guitarras. A primeira Praia da Estação foi realizada no dia 16 de Janeiro de 2010 e a partir desta data foi instituído o encontro todos os sábados do verão. A Praia da Estação gerou vários outros pontos de debate em relação à ocupação dos espaços públicos da cidade, além de ter agregado um imenso número de pessoas da classe criativa, que aproveitaram tal encontro para gerar novas formas de manifestações culturais, como o surgimento de novas bandas, colectivos de arte e produção cultural.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais

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