Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17710
Author(s): Barrocas, Filipe Duarte
Advisor: Torres, Eduardo Cintra
Date: 14-Dec-2018
Title: Imprensa e identidade nacional: a seleção portuguesa de futebol no Euro 2016
Reference: Barrocas, F. D. (2018). Imprensa e identidade nacional: a seleção portuguesa de futebol no Euro 2016 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17710
Keywords: Identidade nacional
Nacionalismo
Futebol
Imprensa
Portugal
National identity
Opposite relations
Patriotism
Nationalism
Football
Fans
Portuguese
National team
Press
Euro 2016
Abstract: A investigação em estudo assenta na problemática sobre as questões de identidade nacional no seu nível mais banal e quotidiano, através da cobertura da Seleção Nacional de Futebol na imprensa. O futebol, estando fortemente presente na vida social dos portugueses, é visto como um fenómeno de massas que ultrapassa o campo de jogo. Neste sentido, a Seleção Nacional funciona como um elemento de união e orgulho nacionais, contribuindo para a identidade nacional dos portugueses. Os grandes eventos desportivos são encarados como a maior plataforma para as demonstrações de identidade nacional e patriotismo no futebol. O Euro 2016 não foi exceção, e a vitória da Seleção carece de um estudo que se incida nas manifestações de identidade nacional nesta competição. Em primeiro lugar, o trabalho passa por uma abordagem teórica ao conceito de identidade nacional e seus conceitos adjacentes. Em segundo lugar, pela transposição do jogo do futebol para a vida social, bem como a visualização deste desporto como um fenómeno mediático, potenciado através de grandes eventos desportivos. Por último, o trabalho empírico centrar-se-á numa análise de conteúdo, de modo a estudar a possível presença de manifestações de identidade nacional na imprensa, observando a Seleção como um motivo de orgulho e prestígio nacionais, mediante a sua presença numa grande competição desportiva (Euro 2016), caracterizada pelo confronto e disputada entre diferentes símbolos nacionais.
The reasearch under study is based on the problematic on issues of national identity in its banal and everyday level, through the press coverage of the Portuguese National Football Team. Football, being highly present in the social life of the portuguese people, is seen as a mass phenomenon that surpasses the playing field. In this sense, the National Team functions as an element of pride and national union, contributing to the national identity of the portuguese. Major sporting events are viewed as the biggest platform for demonstrations of national identity and patriotism in football. The Euro 2016 was no exception, and the National Team’s victory is lacking of a study that focuses on the manifestations of national identity in this competition. First of all, the work goes through a theoretical approach to the concept of national identity and its adjacent concepts. Secondly, through the transposition of the game of football into social life, as well as the visualization of this sport as a media phenomenon, boosted through major sporting events. Finally, the empirical work will focus on a content analysis, in order to study the possible presence of national identity manifestations in the press, viewing the National Team as a reason for pride and national prestige, through its presence in a major competition (Euro 2016), characterized by confrontation and disputed between diferent national symbols.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_filipe_duarte_barrocas.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.