Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17686
Autoria: Pinto, P. F.
Matias, A. R.
Editor: Viviane Bagio Furtoso
Data: 2018
Título próprio: Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP
Paginação: 362 - 370
Título do evento: Simpósio Internacional SIPLE 2017
ISBN: 978-85-7846-528-5
Palavras-chave: Inclusão académica e social
Contextos específicos emergentes
Variantes nacionais do português
Resumo: Neste artigo, apresenta-se um projeto de investigação-ação em didática do português num contexto específico emergente, cujo objetivo é a inclusão académica e social de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no ensino superior português. Partimos de dois diagnósticos aplicados a estudantes e professores, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e no Instituto Universitário de Lisboa, que confirmaram que o contexto sociolinguístico destes estudantes promove situações inesperadas e ignoradas de incompreensão entre falantes de diferentes variantes do português, potenciando um menor desempenho académico e uma inclusão social mais difícil dos estudantes africanos.
Arbitragem científica: no
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIPLE2017_V10-362-370.pdfVersão Editora451,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.