Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/17686
Author(s): | Pinto, P. F. Matias, A. R. |
Editor: | Viviane Bagio Furtoso |
Date: | 2018 |
Title: | Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP |
Pages: | 362 - 370 |
Event title: | Simpósio Internacional SIPLE 2017 |
ISBN: | 978-85-7846-528-5 |
Keywords: | Inclusão académica e social Contextos específicos emergentes Variantes nacionais do português |
Abstract: | Neste artigo, apresenta-se um projeto de investigação-ação em didática do português num contexto específico emergente, cujo objetivo é a inclusão académica e social de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no ensino superior português. Partimos de dois diagnósticos aplicados a estudantes e professores, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e no Instituto Universitário de Lisboa, que confirmaram que o contexto sociolinguístico destes estudantes promove situações inesperadas e ignoradas de incompreensão entre falantes de diferentes variantes do português, potenciando um menor desempenho académico e uma inclusão social mais difícil dos estudantes africanos. |
Peerreviewed: | no |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIS-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SIPLE2017_V10-362-370.pdf | Versão Editora | 451,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.