Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17686
Author(s): Pinto, P. F.
Matias, A. R.
Editor: Viviane Bagio Furtoso
Date: 2018
Title: Trovoada de ideias: Português académico para estudantes dos PALOP
Pages: 362 - 370
Event title: Simpósio Internacional SIPLE 2017
ISBN: 978-85-7846-528-5
Keywords: Inclusão académica e social
Contextos específicos emergentes
Variantes nacionais do português
Abstract: Neste artigo, apresenta-se um projeto de investigação-ação em didática do português num contexto específico emergente, cujo objetivo é a inclusão académica e social de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no ensino superior português. Partimos de dois diagnósticos aplicados a estudantes e professores, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e no Instituto Universitário de Lisboa, que confirmaram que o contexto sociolinguístico destes estudantes promove situações inesperadas e ignoradas de incompreensão entre falantes de diferentes variantes do português, potenciando um menor desempenho académico e uma inclusão social mais difícil dos estudantes africanos.
Peerreviewed: no
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIS-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIPLE2017_V10-362-370.pdfVersão Editora451,12 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.