Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17613
Author(s): Nguengwe, João Laurindo da Cruz
Advisor: Gomes, Sandra Cristina Mateus
Date: 18-Dec-2018
Title: Desigualdades sociais e insucesso escolar: o caso de alunos de uma escola do ensino secundário na Humpata - Huíla Angola
Reference: Nguengwe, J. L. da C. (2018). Desigualdades sociais e insucesso escolar: o caso de alunos de uma escola do ensino secundário na Humpata - Huíla Angola [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17613
Keywords: Sistema educativo
Insucesso escolar
Desigualdade social
Condição socioeconómica
Família
Angola
África Austral
Abstract: O insucesso escolar é um fenómeno existente no sistema educativo angolano. Devido à estratificação da sociedade, as escolas continuam a refletir diferenças sociais existentes. As desigualdades sociais e Insucesso escolar são o fulcro da nossa pesquisa focando o meio socioeconómico do aluno e a relação meio com o sucesso escolar. Neste trabalho temos como objetivo saber a influência (ou não) do estatuto socioeconómico cultural e familiar no sucesso ou insucesso do aluno. Questionamos se o nível de instrução e a profissão dos pais condicionam o percurso escolar dos alunos. Concluímos que a tendência para se ser bem-sucedido nos estudos é maior quanto mais elevado é o estatuto social e familiar.
School failure is an existing phenomenon in the Angolan education system. Due to the stratification of society, schools continue to reflect existing social differences. In Angola there is an almost insurmountable abyss between the educated and economically stable classes, who are the minority, and the economically disadvantaged classes, with the highest number of children outside the educational system. Social inequalities and school failure are the focus of our research, focusing on the student's socioeconomic background and the relationship between the environment and school success. In this work we have as objective to know the influence (or not) of the socioeconomic, cultural and familiar status in the success or failure of the student. We question whether the level of education and the profession of the parents condition the students' schooling. We conclude that the tendency to be successful in studies is greater the higher the social and family status.
Degree: Mestrado em Sociologia
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_joao_cruz_nguengwe.pdf574,12 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.