Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17613
Autoria: Nguengwe, João Laurindo da Cruz
Orientação: Gomes, Sandra Cristina Mateus
Data: 18-Dez-2018
Título próprio: Desigualdades sociais e insucesso escolar: o caso de alunos de uma escola do ensino secundário na Humpata - Huíla Angola
Referência bibliográfica: Nguengwe, J. L. da C. (2018). Desigualdades sociais e insucesso escolar: o caso de alunos de uma escola do ensino secundário na Humpata - Huíla Angola [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17613
Palavras-chave: Sistema educativo
Insucesso escolar
Desigualdade social
Condição socioeconómica
Família
Angola
África Austral
Resumo: O insucesso escolar é um fenómeno existente no sistema educativo angolano. Devido à estratificação da sociedade, as escolas continuam a refletir diferenças sociais existentes. As desigualdades sociais e Insucesso escolar são o fulcro da nossa pesquisa focando o meio socioeconómico do aluno e a relação meio com o sucesso escolar. Neste trabalho temos como objetivo saber a influência (ou não) do estatuto socioeconómico cultural e familiar no sucesso ou insucesso do aluno. Questionamos se o nível de instrução e a profissão dos pais condicionam o percurso escolar dos alunos. Concluímos que a tendência para se ser bem-sucedido nos estudos é maior quanto mais elevado é o estatuto social e familiar.
School failure is an existing phenomenon in the Angolan education system. Due to the stratification of society, schools continue to reflect existing social differences. In Angola there is an almost insurmountable abyss between the educated and economically stable classes, who are the minority, and the economically disadvantaged classes, with the highest number of children outside the educational system. Social inequalities and school failure are the focus of our research, focusing on the student's socioeconomic background and the relationship between the environment and school success. In this work we have as objective to know the influence (or not) of the socioeconomic, cultural and familiar status in the success or failure of the student. We question whether the level of education and the profession of the parents condition the students' schooling. We conclude that the tendency to be successful in studies is greater the higher the social and family status.
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_cruz_nguengwe.pdf574,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.