Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/17606
Author(s): | Vidal, T. Vieira, J. |
Date: | 2018 |
Title: | Fandubbing em Portugal: um estudo de caso sobre cultura participativa em rede |
Number: | 18 |
Pages: | 35 - 56 |
ISSN: | 1647-3337 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.30553/sociologiaonline.2018.18.2 |
Keywords: | Fandubbing Fandom Cultura participativa |
Abstract: | Os fãs de conteúdos mediáticos tendem a ser utilizados recorrentemente como exemplo da cultura participativa online. Com efeito, muitos destes fãs recorrem a ferramentas digitais como forma de expressão, desenvolvendo diferentes práticas tendo os seus objetos de fandom como principal catalisador. Entre estas, o fandubbing é uma prática que carece de atenção académica. Tendo por base uma metodologia qualitativa e os testemunhos de oito elementos pertencentes à comunidade de fandubbers portuguesa, este artigo tenta contribuir com informação aprofundada sobre a atividade em si, os seus praticantes, a relação com o objeto mediático e as plataformas de mediação. Como principais resultados, observámos que os fandubbers entrevistados possuem uma ligação íntima quer com o objeto mediático do qual são fãs, quer com a prática de fandubbing em si. Os utilizadores tendem, através da prática, a apreender uma série de competências, em vários casos de forma autodidata e em contextos informais de aprendizagem. Procuram ainda partilhar as suas produções, de trabalho não remunerado, em plataformas online públicas, como o Youtube, enfrentando subsequentemente adversidades provenientes da apropriação de conteúdos autorais. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SociologiaAPS182018CAP2TVidalJVieira.pdf | Versão Editora | 466,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.