Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/17531
Autoria: | Lourenço, Margarida dos Santos |
Orientação: | Brochado, Ana Margarida Mendes Camelo Oliveira Rodrigues, Helena Maria Correia Neves Cordeiro |
Data: | 15-Out-2018 |
Título próprio: | A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media |
Referência bibliográfica: | Lourenço, M. dos S. (2018). A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media [[Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17531 |
Palavras-chave: | Turismo Comportamento do consumidor Avaliação Rede social Lisboa -- Portugal Content analysis Destination image Leximancer |
Resumo: | Lisboa é caracterizada por ser uma cidade cosmopolita, autêntica e multicultural que
alia as características históricas e modernas. As suas características, provam ser um ativo,
que atrai cada vez mais turistas.
Este estudo, baseia-se nas duas características distintas dos bairros de Lisboahistórico e moderno. Neste sentido, foram recolhidos 1008 conteúdos produzidos por
turistas, referentes a três bairros históricos- Alfama, Bairro Alto e Chiado e um bairro
moderno- Parque das Nações. Os dados foram submetidos no programa de análise lexicalLeximancer. Os resultados obtidos, revelaram que nos bairros históricos, existe uma
perceção alusiva à tradição, autenticidade e contemporâneo, sendo dominados pelo
ambiente cultural, gastronómico e pela vida noturna, em que o Fado é previligiado. Em
relação ao bairro moderno, existe uma perceção aliada à modernidade, diversão e lazer,
onde predomina a arquitetura moderna e as atrações como o Oceanário de Lisboa.
As reviews revelaram ainda que, os turistas consideram a visita aos bairros históricos
como uma “experiência”, proporcionada pelo bom ambiente cuja “arte de bem-receber”
por parte dos Lisboetas, está saliente; estes bairros são ainda caracterizados pelas
atividades de lazer e pela vida noturna. Por último, os turistas partilharam que o bairro
moderno é ideal para visitar em família sobretudo com crianças, devido ao espaço de lazer
e entretenimento oferecido. Lisbon is characterized by being a cosmopolitan, authentic and multicultural city that combines historical and modern aspects. Its unique characteristics prove to be an asset, attracting more and more tourists. This study is based on two distinct slopes of the Lisbon-historical and modern districts. In this sense, 1008 contents produced by tourists were collected, referring to three historical districts - Alfama, Bairro Alto and Chiado and one modern district - Parque das Nações. The data collected was submitted to the lexical software analysisLeximancer. The data obtained revealed that in the historic districts, there is a perception alluding to tradition, authenticity and contemporary. These neighborhoods are dominated by the cultural, gastronomic and nightlife environment in which the Fado is privileged. In the modern district, there is a perception of modernity, fun and leisure, where modern architecture and attractions, such as the Lisbon Oceanarium. The reviews also revealed that, tourists consider visiting historic districts as an "experience", provided by the good environment whose "art of welcome" by the Lisbon population, is outgoing; also these neighbourhoods are characterized by relaxed atmosphere and nightlife. In summary, tourists shared that the modern district is ideal for visiting with the family especially with children, due to the space of leisure and entertainment offered. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_margarida_santos_lourenco.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.