Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17531
Author(s): Lourenço, Margarida dos Santos
Advisor: Brochado, Ana Margarida Mendes Camelo Oliveira
Rodrigues, Helena Maria Correia Neves Cordeiro
Date: 15-Oct-2018
Title: A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media
Reference: Lourenço, M. dos S. (2018). A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media [[Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17531
Keywords: Turismo
Comportamento do consumidor
Avaliação
Rede social
Lisboa -- Portugal
Content analysis
Destination image
Leximancer
Abstract: Lisboa é caracterizada por ser uma cidade cosmopolita, autêntica e multicultural que alia as características históricas e modernas. As suas características, provam ser um ativo, que atrai cada vez mais turistas. Este estudo, baseia-se nas duas características distintas dos bairros de Lisboahistórico e moderno. Neste sentido, foram recolhidos 1008 conteúdos produzidos por turistas, referentes a três bairros históricos- Alfama, Bairro Alto e Chiado e um bairro moderno- Parque das Nações. Os dados foram submetidos no programa de análise lexicalLeximancer. Os resultados obtidos, revelaram que nos bairros históricos, existe uma perceção alusiva à tradição, autenticidade e contemporâneo, sendo dominados pelo ambiente cultural, gastronómico e pela vida noturna, em que o Fado é previligiado. Em relação ao bairro moderno, existe uma perceção aliada à modernidade, diversão e lazer, onde predomina a arquitetura moderna e as atrações como o Oceanário de Lisboa. As reviews revelaram ainda que, os turistas consideram a visita aos bairros históricos como uma “experiência”, proporcionada pelo bom ambiente cuja “arte de bem-receber” por parte dos Lisboetas, está saliente; estes bairros são ainda caracterizados pelas atividades de lazer e pela vida noturna. Por último, os turistas partilharam que o bairro moderno é ideal para visitar em família sobretudo com crianças, devido ao espaço de lazer e entretenimento oferecido.
Lisbon is characterized by being a cosmopolitan, authentic and multicultural city that combines historical and modern aspects. Its unique characteristics prove to be an asset, attracting more and more tourists. This study is based on two distinct slopes of the Lisbon-historical and modern districts. In this sense, 1008 contents produced by tourists were collected, referring to three historical districts - Alfama, Bairro Alto and Chiado and one modern district - Parque das Nações. The data collected was submitted to the lexical software analysisLeximancer. The data obtained revealed that in the historic districts, there is a perception alluding to tradition, authenticity and contemporary. These neighborhoods are dominated by the cultural, gastronomic and nightlife environment in which the Fado is privileged. In the modern district, there is a perception of modernity, fun and leisure, where modern architecture and attractions, such as the Lisbon Oceanarium. The reviews also revealed that, tourists consider visiting historic districts as an "experience", provided by the good environment whose "art of welcome" by the Lisbon population, is outgoing; also these neighbourhoods are characterized by relaxed atmosphere and nightlife. In summary, tourists shared that the modern district is ideal for visiting with the family especially with children, due to the space of leisure and entertainment offered.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_margarida_santos_lourenco.pdf1,74 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.