Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/17481| Autoria: | Vieira, C. P. Henriques, S. Romera, L. A. |
| Data: | 2019 |
| Título próprio: | Estudos juvenis em eLearning: construção de um curso de aprofundamento científico e profissional |
| Volume: | 13 |
| Número: | 1 |
| Paginação: | 56 - 78 |
| ISSN: | 1983-2664 |
| Palavras-chave: | Jovens Estudos juvenis Pós-graduação em eLearning Curso científico-profissional |
| Resumo: | Este artigo procura mostrar, passo a passo, o desenho de uma Pós-graduação em Estudos Juvenis, ministrada no contexto da Educação a Distância (EaD), com recurso a uma plataforma de eLearning, que tem como objetivo especializar públicos estratégicos, com formação superior, com responsabilidade nos domínios da juventude. A partir deste contexto, o quadro teórico mobilizado assenta na desconstrução de pressupostos relativos a um entendimento universal e uniforme da noção de juventude, pensada como uma unidade social. Neste sentido, procuramos abolir o mito de juventude pensada como uma categoria com condutas homogéneas e centramos toda a nossa sustentação teórica na ideia de juventude socialmente manipulada e manipulável. Ao longo do desenho da Pós-graduação em Estudos Juvenis apresentamos os princípios pedagógicos orientadores, procurando dar enfase à perspetiva interdisciplinar e interdepartamental, envolvendo efetivamente áreas científicas e pedagógicas de dois departamentos da Universidade Aberta - Departamento de Ciências Sociais e de Gestão e do Departamento de Educação e Ensino a Distância. Neste sentido, é dada especial importância à necessidade de especialização de públicos estratégicos, com formação superior e com responsabilidade nos domínios da juventude, encarando esta pós-graduação como um desafio de aproximação e de referência expressa à responsabilidade social da academia com a sociedade civil. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2019_Estudos Juvenis em eLearning.pdf | Versão Editora | 554,91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












