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http://hdl.handle.net/10071/17477
Author(s): | Muhr, T. De Azevedo, M. L. N. |
Date: | 2019 |
Title: | Relações Sul-Sul em educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em foco |
Volume: | 14 |
Number: | 1 |
Pages: | 2 - 30 |
ISSN: | 2446-8606 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.21723/riaee.v14i1.11730 |
Keywords: | Cooperação Sul-Sul Educação Sul Global BRICS ¡Yo - Sí Puedo! |
Abstract: | Este artigo adota uma abordagem histórica e global a respeito da cooperação Sul- Sul em educação e desenvolvimento, um tema ainda pouco investigado pela academia. A primeira seção discute os conceitos de “Sul”, “Sul Global” e “Cooperação Sul-Sul”, contraposta às práticas de “colaboração triangular” e “transferência de melhores práticas”. Com base nisso, uma revisão da literatura sobre cooperação em educação Sul-Sul distingue uma abordagem dominante incorporada nas teorias liberais e (neo)realistas de relações internacionais de uma abordagem de teoria crítica associada ao pensamento de contra- dependência. Enquadrado por essas discussões, este artigo apresenta dois estudos de caso das relações contemporâneas globais de educação Sul-Sul: o ¡Yo, Sí Puedo! – uma campanha de alfabetização global promovida pelos governos de Cuba e Venezuela – e a agenda comum de cooperação da educação do BRICS. Embora não se possa concluir inequivocamente que a cooperação educacional Sul-Sul produza uma contra-estrutura para a governança global neoliberal da educação, o artigo mostra igualmente que os princípios Sul-Sul de solidariedade, benefícios mútuos e autoconfiança são muito praticados entre os países parceiros do Sul. Por fim, são apresentadas propostas de pesquisas futuras nesse campo. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica |
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MUHR&AZEVEDO2019_RIAEE_PT.pdf | Versão Editora | 434,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
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