Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/17477
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Muhr, T. | - |
dc.contributor.author | De Azevedo, M. L. N. | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-01T17:06:42Z | - |
dc.date.available | 2019-03-01T17:06:42Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.issn | 2446-8606 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/17477 | - |
dc.description.abstract | Este artigo adota uma abordagem histórica e global a respeito da cooperação Sul- Sul em educação e desenvolvimento, um tema ainda pouco investigado pela academia. A primeira seção discute os conceitos de “Sul”, “Sul Global” e “Cooperação Sul-Sul”, contraposta às práticas de “colaboração triangular” e “transferência de melhores práticas”. Com base nisso, uma revisão da literatura sobre cooperação em educação Sul-Sul distingue uma abordagem dominante incorporada nas teorias liberais e (neo)realistas de relações internacionais de uma abordagem de teoria crítica associada ao pensamento de contra- dependência. Enquadrado por essas discussões, este artigo apresenta dois estudos de caso das relações contemporâneas globais de educação Sul-Sul: o ¡Yo, Sí Puedo! – uma campanha de alfabetização global promovida pelos governos de Cuba e Venezuela – e a agenda comum de cooperação da educação do BRICS. Embora não se possa concluir inequivocamente que a cooperação educacional Sul-Sul produza uma contra-estrutura para a governança global neoliberal da educação, o artigo mostra igualmente que os princípios Sul-Sul de solidariedade, benefícios mútuos e autoconfiança são muito praticados entre os países parceiros do Sul. Por fim, são apresentadas propostas de pesquisas futuras nesse campo. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
dc.relation | UID/CPO/03122/2013 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Cooperação Sul-Sul | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Sul Global | por |
dc.subject | BRICS | por |
dc.subject | ¡Yo - Sí Puedo! | por |
dc.title | Relações Sul-Sul em educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em foco | por |
dc.title.alternative | South-South relations in education: the program ¡Yo, sí puedo! and BRICS education cooperation in focus | en |
dc.title.alternative | Relaciones Sur-Sur en educación: el programa ¡Yo, sí puedo! y la cooperación en educación del BRICS en cuestión | es |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 2 - 30 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | - |
dc.volume | 14 | - |
dc.number | 1 | - |
degois.publication.firstPage | 2 | - |
degois.publication.lastPage | 30 | - |
degois.publication.issue | 1 | - |
degois.publication.title | Relações Sul-Sul em educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em foco | por |
dc.date.updated | 2019-03-01T17:05:23Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.21723/riaee.v14i1.11730 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-55344 | - |
Aparece nas coleções: | CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MUHR&AZEVEDO2019_RIAEE_PT.pdf | Versão Editora | 434,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.