Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/17477
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMuhr, T.-
dc.contributor.authorDe Azevedo, M. L. N.-
dc.date.accessioned2019-03-01T17:06:42Z-
dc.date.available2019-03-01T17:06:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn2446-8606-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17477-
dc.description.abstractEste artigo adota uma abordagem histórica e global a respeito da cooperação Sul- Sul em educação e desenvolvimento, um tema ainda pouco investigado pela academia. A primeira seção discute os conceitos de “Sul”, “Sul Global” e “Cooperação Sul-Sul”, contraposta às práticas de “colaboração triangular” e “transferência de melhores práticas”. Com base nisso, uma revisão da literatura sobre cooperação em educação Sul-Sul distingue uma abordagem dominante incorporada nas teorias liberais e (neo)realistas de relações internacionais de uma abordagem de teoria crítica associada ao pensamento de contra- dependência. Enquadrado por essas discussões, este artigo apresenta dois estudos de caso das relações contemporâneas globais de educação Sul-Sul: o ¡Yo, Sí Puedo! – uma campanha de alfabetização global promovida pelos governos de Cuba e Venezuela – e a agenda comum de cooperação da educação do BRICS. Embora não se possa concluir inequivocamente que a cooperação educacional Sul-Sul produza uma contra-estrutura para a governança global neoliberal da educação, o artigo mostra igualmente que os princípios Sul-Sul de solidariedade, benefícios mútuos e autoconfiança são muito praticados entre os países parceiros do Sul. Por fim, são apresentadas propostas de pesquisas futuras nesse campo.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.relationUID/CPO/03122/2013-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCooperação Sul-Sulpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSul Globalpor
dc.subjectBRICSpor
dc.subject¡Yo - Sí Puedo!por
dc.titleRelações Sul-Sul em educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em focopor
dc.title.alternativeSouth-South relations in education: the program ¡Yo, sí puedo! and BRICS education cooperation in focusen
dc.title.alternativeRelaciones Sur-Sur en educación: el programa ¡Yo, sí puedo! y la cooperación en educación del BRICS en cuestiónes
dc.typearticle-
dc.pagination2 - 30-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação-
dc.volume14-
dc.number1-
degois.publication.firstPage2-
degois.publication.lastPage30-
degois.publication.issue1-
degois.publication.titleRelações Sul-Sul em educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em focopor
dc.date.updated2019-03-01T17:05:23Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.21723/riaee.v14i1.11730-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticaspor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Socialpor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-55344-
Appears in Collections:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
MUHR&AZEVEDO2019_RIAEE_PT.pdfVersão Editora434.49 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.