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http://hdl.handle.net/10071/1729
Author(s): | Santos, Pedro Miguel Pedrosa Gomes dos |
Advisor: | Oliveira, Luís |
Date: | 2009 |
Title: | A inevitável fusão entre a SONAECOM e a ZON |
Reference: | SANTOS, Pedro Miguel Pedrosa Gomes dos - A inevitável fusão entre a SONAECOM e a ZON [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1729>. |
Keywords: | Free Cash Flow to the Firm (FCFF) Telecomunicações Fusão Sinergias Telecommunications Merger Synergies |
Abstract: | Um dos princípios básicos de economia, é que qualquer empresa tem de comprar (produzir)
abaixo do custo dos proveitos obtidos. É assim desde a antiguidade. Desta forma, quando não
se consegue cumprir este princípio é necessário que os gestores, que têm como objectivo a
criação de valor para o accionista, procurem uma solução.
Em sectores de actividade cujo ciclo de vida se encontra em fase de maturidade, a procura de
criação de valor acaba, normalmente, em operações de fusões e aquisições, pois permitem
obter sinergias que se repercutem na melhoria da eficiência de empresa e do consequente
aumento do retorno para os accionistas.
É esta problemática que vai ser analisada através do estudo de um caso real relacionado com o
sector das telecomunicações em Portugal. Através de uma avaliação pelo Free Cash Flow to
the Firm (FCFF) de duas das empresas do sector (Sonaecom e Zon) e das sinergias que
poderiam ser criadas caso ocorresse a fusão entre elas, irá procurar demonstrar-se que essa seria a melhor solução para os accionistas de ambas. A falta de massa crítica de uma das
empresas (Sonaecom) e a falta de oferta de um serviço fulcral (comunicações móveis) por
parte da outra (Zon), levaria a que, caso se juntassem, a sua complementaridade permitisse a criação de um player bastante forte e completo que poderia concorrer de igual para igual com o operador incumbente (Portugal Telecom). Since ancient times one of the basic economic principles is that a purchase (production) cost has to be below the selling price. Whenever these criteria cannot be fulfilled it is necessary for managers to find alternative ways to create shareholder value. When a product’s life cycle reaches the maturity stage we often see Mergers and Acquisitions (M&A) as a source of value creation, as substantial synergies can be reached in consequence of efficiency gains. This is demonstrated in a real case that surged in the Portuguese telecommunication market. Through a Free Cash Flow to the Firm (FCFF) valuation of two major players (Sonaecom and Zon) and the synergies that could have been achieved if a merger had occurred, we conclude that this solution would have been of best interest to both shareholders. The lack of critical size of one company (Sonaecom) and lack of a crucial service offering (mobile communication) by the other (Zon) meant that a potential merger of both companies given their complementary businesses would have lead to a much stronger player that could have competed equally with the incumbent operator Portugal Telecom. |
Degree: | Mestrado em Finanças |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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