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dc.contributor.advisorOliveira, Luís-
dc.contributor.authorSantos, Pedro Miguel Pedrosa Gomes dos-
dc.date.accessioned2010-05-10T14:48:05Z-
dc.date.available2010-05-10T14:48:05Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2009-05pt
dc.identifier.citationSANTOS, Pedro Miguel Pedrosa Gomes dos - A inevitável fusão entre a SONAECOM e a ZON [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1729>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/1729-
dc.descriptionRelatório de Projecto / JEL Classification: G12, G34pt
dc.description.abstractUm dos princípios básicos de economia, é que qualquer empresa tem de comprar (produzir) abaixo do custo dos proveitos obtidos. É assim desde a antiguidade. Desta forma, quando não se consegue cumprir este princípio é necessário que os gestores, que têm como objectivo a criação de valor para o accionista, procurem uma solução. Em sectores de actividade cujo ciclo de vida se encontra em fase de maturidade, a procura de criação de valor acaba, normalmente, em operações de fusões e aquisições, pois permitem obter sinergias que se repercutem na melhoria da eficiência de empresa e do consequente aumento do retorno para os accionistas. É esta problemática que vai ser analisada através do estudo de um caso real relacionado com o sector das telecomunicações em Portugal. Através de uma avaliação pelo Free Cash Flow to the Firm (FCFF) de duas das empresas do sector (Sonaecom e Zon) e das sinergias que poderiam ser criadas caso ocorresse a fusão entre elas, irá procurar demonstrar-se que essa seria a melhor solução para os accionistas de ambas. A falta de massa crítica de uma das empresas (Sonaecom) e a falta de oferta de um serviço fulcral (comunicações móveis) por parte da outra (Zon), levaria a que, caso se juntassem, a sua complementaridade permitisse a criação de um player bastante forte e completo que poderia concorrer de igual para igual com o operador incumbente (Portugal Telecom).pt
dc.description.abstractSince ancient times one of the basic economic principles is that a purchase (production) cost has to be below the selling price. Whenever these criteria cannot be fulfilled it is necessary for managers to find alternative ways to create shareholder value. When a product’s life cycle reaches the maturity stage we often see Mergers and Acquisitions (M&A) as a source of value creation, as substantial synergies can be reached in consequence of efficiency gains. This is demonstrated in a real case that surged in the Portuguese telecommunication market. Through a Free Cash Flow to the Firm (FCFF) valuation of two major players (Sonaecom and Zon) and the synergies that could have been achieved if a merger had occurred, we conclude that this solution would have been of best interest to both shareholders. The lack of critical size of one company (Sonaecom) and lack of a crucial service offering (mobile communication) by the other (Zon) meant that a potential merger of both companies given their complementary businesses would have lead to a much stronger player that could have competed equally with the incumbent operator Portugal Telecom.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectFree Cash Flow to the Firm (FCFF)pt
dc.subjectTelecomunicaçõespt
dc.subjectFusãopt
dc.subjectSinergiaspt
dc.subjectTelecommunicationspt
dc.subjectMergerpt
dc.subjectSynergiespt
dc.titleA inevitável fusão entre a SONAECOM e a ZONpt
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Finanças-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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