Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17271
Author(s): Sousa, Gonçalo Maria de Abreu Peixoto Cordeiro de
Advisor: Costa, Renato Lopes da
Date: 24-Jul-2018
Title: Estratégias de transformação digital: conversational commerce
Reference: SOUSA, Gonçalo Maria de Abreu Peixoto Cordeiro de - Estratégias de transformação digital: conversational commerce [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17271>.
Keywords: Tecnologia da informação
Comércio eletrónico
Linguagem natural
Chat
Estratégias tecnológicas
Satisfação do consumidor
Vantagem competitiva
Chatbots
Conversational commerce
Diálogo em linguagem natural
E-commerce
Conversational commerce
Natural language dialogue
Abstract: Com a evolução da tecnologia e consequente proliferação da utilização da internet tendo como finalidade, realizar compras online, e aliado à forte globalização do comércio global, que tem o comércio online como expoente máximo, é cada vez mais difícil às empresas ganhar uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, tornandose assim fundamental colocar a satisfação dos consumidores no centro dos seus negócios. Esta investigação pretende analisar a forma como a utilização de interfaces de linguagem natural, juntamente com um sistema de recomendação inteligente, isto é, a aposta no conceito desenvolvido por Chris Messina (2015), Conversational Commerce, poderá ser um fator diferenciador no relacionamento das empresas com os seus consumidores, permitindo não só ganhar uma vantagem competitiva, mas também potencializar a sua marca no mercado onde atua. Esta investigação e os seus resultados permitem demonstrar que a utilização destas interfaces conversacionais, apoiados em linguagem natural, permitem aumentar a confiança e satisfação dos consumidores, tornando o processo de compra mais fluido, flexível, conveniente e rápido, ganhando desta forma uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes
With the evolution of technology and the consequent proliferation of the use of the internet for online shopping, and allied to the strong globalization of global commerce, which has online commerce as the highest exponent, it is increasingly difficult for companies to gain a competitive advantage over its competitors, making it fundamental to place consumer satisfaction at the heart of its business. This research intends to analyse how the use of natural language interfaces, together with a system of intelligent recommendation, that is to say, the concept developed by Chris Messina (2015), Conversational Commerce, could be a differentiating factor in the relationship of companies with its consumers, allowing not only to gain a competitive advantage, but to influence company reputation improving the brand image. This research and its results demonstrate that the use of these conversational interfaces, supported by natural language, increases trust and consumer satisfaction, making the purchasing process more fluid, flexible, convenient and fast, thus gaining a market advantage over its competitors.
Degree: Mestrado em Informática e Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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