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http://hdl.handle.net/10071/17150
Author(s): | Correia, I. Alves, D. Jarego, M. Lopes, K. Rodrigues, D. Abrantes, L. Boloca, A. Carvalho, B. Diogo, M. Grosso, C. Massa, M. F. Mateus, R. Pereira, R. F. Pina, S. Pinheiro, G. G. Pinto, R. Rilho, A. Timóteo, M. B. |
Date: | 2018 |
Title: | Ser ou não ser praxado? A teoria da ação planeada como modelo para compreender a participação dos caloiros na praxe académica |
Volume: | 61 |
Number: | 2 |
Pages: | 69 - 91 |
ISSN: | 0871-4657 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.14195/1647-8606_61-2_4 |
Keywords: | Academic hazing Theory of planned behavior Attitude Subjective norm Perceived behavioral control |
Abstract: | Com este estudo pretendemos investigar quais são os preditores da intenção de participação dos caloiros na praxe académica. Para tal, recorremos à teoria da ação planeada (Ajzen, 1991) que permite analisar o peso relativo das atitudes, da norma subjetiva, e do controlo comportamental percebido nas intenções de ser praxado. Os participantes, estudantes universitários (N = 353) a frequentar o 1º ano de uma Licenciatura, preencheram um questionário. Os resultados confirmaram o valor preditivo da teoria, tendo sido a atitude e o controlo comportamental percebido preditores significativos da intenção dos caloiros em serem praxados. A norma subjetiva não se mostrou um preditor significativo. As implicações teóricas e sociais destes resultados são discutidas. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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