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dc.contributor.authorCorreia, I.-
dc.contributor.authorAlves, D.-
dc.contributor.authorJarego, M.-
dc.contributor.authorLopes, K.-
dc.contributor.authorRodrigues, D.-
dc.contributor.authorAbrantes, L.-
dc.contributor.authorBoloca, A.-
dc.contributor.authorCarvalho, B.-
dc.contributor.authorDiogo, M.-
dc.contributor.authorGrosso, C.-
dc.contributor.authorMassa, M. F.-
dc.contributor.authorMateus, R.-
dc.contributor.authorPereira, R. F.-
dc.contributor.authorPina, S.-
dc.contributor.authorPinheiro, G. G.-
dc.contributor.authorPinto, R.-
dc.contributor.authorRilho, A.-
dc.contributor.authorTimóteo, M. B.-
dc.date.accessioned2019-02-06T10:30:18Z-
dc.date.available2019-02-06T10:30:18Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn0871-4657-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17150-
dc.description.abstractCom este estudo pretendemos investigar quais são os preditores da intenção de participação dos caloiros na praxe académica. Para tal, recorremos à teoria da ação planeada (Ajzen, 1991) que permite analisar o peso relativo das atitudes, da norma subjetiva, e do controlo comportamental percebido nas intenções de ser praxado. Os participantes, estudantes universitários (N = 353) a frequentar o 1º ano de uma Licenciatura, preencheram um questionário. Os resultados confirmaram o valor preditivo da teoria, tendo sido a atitude e o controlo comportamental percebido preditores significativos da intenção dos caloiros em serem praxados. A norma subjetiva não se mostrou um preditor significativo. As implicações teóricas e sociais destes resultados são discutidas.por
dc.language.isopor-
dc.publisherFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147229/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAcademic hazingpor
dc.subjectTheory of planned behaviorpor
dc.subjectAttitudepor
dc.subjectSubjective normpor
dc.subjectPerceived behavioral controlpor
dc.titleSer ou não ser praxado? A teoria da ação planeada como modelo para compreender a participação dos caloiros na praxe académicapor
dc.title.alternativeTo be hazed or not?: the theory of planned behavior as a model to understand freshmen’s participation in academic hazingen
dc.typearticle-
dc.event.date2019-
dc.pagination69 - 91-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalPsychologica-
dc.volume61-
dc.number2-
degois.publication.firstPage69-
degois.publication.lastPage91-
degois.publication.issue2-
degois.publication.titleSer ou não ser praxado? A teoria da ação planeada como modelo para compreender a participação dos caloiros na praxe académicapor
dc.date.updated2019-05-08T12:58:57Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.14195/1647-8606_61-2_4-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-52946-
iscte.alternateIdentifiers.wosWOS:000454894000004-
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