Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17122
Autoria: Mendes, Maria Abadia Clemente
Orientação: Marques, Sibila
Caldeira, Suzana Nunes
Data: 27-Nov-2018
Título próprio: Praxe académica no ensino superior: preditores da motivação de estudantes para praxar
Referência bibliográfica: Mendes, M. A. C. (2018). Praxe académica no ensino superior: preditores da motivação de estudantes para praxar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17122
Palavras-chave: Estudante
Ensino universitário
Rituais
Identidade de grupo
Abuso físico
Abuso psicológico
Motivação
Psicologia social
Trabalho de projeto
Resumo: O fenómeno da praxe académica está presente em diversos estabelecimentos de ensino e também em diferentes países, com formas díspares nas suas manifestações, mas em todos os casos parecendo prevalecer os abusos e a violência (e.g. atentados à dignidade/integridade física e psicológica do indivíduo, assédios, casos de violações, simulações com alto teor sexual através de exercícios que são registadas e depois publicadas em fotos ou vídeos, diversas formas de coações, grande ingestão de álcool) durante a receção aos novos estudantes, com pretexto de integração daqueles no grupo ou de dar as boas vindas ao novato. Este estudo pretendeu conhecer os preditores da motivação de estudantes do ensino superior para praxar os novatos. Para tal, manipulou-se o grau de cooperação de grupos e da contribuição do indivíduo e explorou-se o papel que variáveis tradicionalmente estudadas em Psicologia Social – a dominância social e o grau de identificação com o grupo – desempenham neste processo. Os resultados obtidos mostram indícios significativos de que as variáveis dominância social, benefícios automáticos de um grupo, nível de stress desejado na praxe e identificação com o grupo são preditores que influenciam a motivação de jovens estudantes do ensino superior para praxarem os novatos. A variável benefícios não automáticos de um grupo mostrou diminuir o desejo de praxar novos alunos que ingressam pela primeira vez na universidade.
The phenomenon of hazing is present in several educational establishments and also in different countries, with different forms in their manifestations, but in all cases, abuse and violence seem to prevail (attacks on the dignity / physical and psychological integrity of the individual, harassment, cases of rape, simulations with high sexual content through exercises that are recorded and then published in photos or videos, various forms of coercion, large alcohol intake) during the reception to the new students, under the pretext of integrating those in the group or welcoming the newcomer. This study intends to know the predictors of the motivation of students of higher education to hazing the newcomer. For this purpose, the degree of cooperation of groups and the contribution of the new member was manipulated and the role that variables traditionally studied in Social Psychology - social dominance and the degree of identification with the group - played in this process was explored. The results obtained show significant evidence that the variables social dominance, automatic benefits of a group, level of stress desired in the hazing and identification with the group are predictors that influence the motivation of young students of higher education to hazing the newcomer. The non-automatic benefits of a group showed a decrease in the desire to hazing new students entering the university for the first time.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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