Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17108
Author(s): Brito, Bruno Filipe Cristóvão de
Advisor: Oliveira, Maria Luísa Brandão Tiago de
Martins, Paulo Miguel Andrade da Cruz
Date: 16-Nov-2018
Title: O rock progressivo em Portugal: 1967-1981
Reference: Brito, B. F. C. de (2018). O rock progressivo em Portugal: 1967-1981 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17108
Keywords: História contemporânea
Música rock
Portugal - 1967-1981
Rock
Young people
Portugal
Censorship
Abstract: Muitos foram as correntes musicais existentes ao longo do tempo, presenciando o século XX uma grande variedade destas, que surgiram e perderam adeptos em determinados espaços temporais. Na génese do surgimento de diferentes correntes musicais estão diferentes contextos sociais e políticos. A presente dissertação procura investigar como se deu o impacto e o desenvolvimento da corrente musical do rock progressivo. Através da leitura da mesma poderemos compreender as diferentes formas com que os grupos musicais se formaram, os locais em que era habitual atuarem e as condicionantes técnicas e censurais, estas últimas características habituais de um regime autoritário, como o foi o regime do Estado Novo, entendendo como criavam e se comportavam estes grupos musicais sob a presença destas condicionantes, evitando, ou não, a Censura Prévia, que examinava maior parte dos conteúdos que se pretendiam tornar públicos, e que problemas tiveram com esta mesma autoridade.
Many were the musical genres that existed over time, witnessing the twentieth century a great variety of these, which arose and lost adherents in certain temporal spaces. At the genesis of the emergence of different musical genres were different social contexts, these being the target of some kind of sociopolitical transformations. This dissertation wants to answer the question about how the progressive rock music had developed and how was its impact on Portugal. Through it’s reading, we can understand how the different ways in which musical groups form, are the places where the practices are to act and as technical and censoring constraints, the last habitual characteristics of an authoritarian regime, as the regime of the New state. Which should not be, which should not be, which should be the governance.
Degree: Mestrado em História Moderna e Contemporânea
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_bruno_cristovao_brito.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.