Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/17108
Autoria: | Brito, Bruno Filipe Cristóvão de |
Orientação: | Oliveira, Maria Luísa Brandão Tiago de Martins, Paulo Miguel Andrade da Cruz |
Data: | 16-Nov-2018 |
Título próprio: | O rock progressivo em Portugal: 1967-1981 |
Referência bibliográfica: | Brito, B. F. C. de (2018). O rock progressivo em Portugal: 1967-1981 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17108 |
Palavras-chave: | História contemporânea Música rock Portugal - 1967-1981 Rock Young people Portugal Censorship |
Resumo: | Muitos foram as correntes musicais existentes ao longo do tempo, presenciando o século XX uma grande
variedade destas, que surgiram e perderam adeptos em determinados espaços temporais. Na génese do
surgimento de diferentes correntes musicais estão diferentes contextos sociais e políticos.
A presente dissertação procura investigar como se deu o impacto e o desenvolvimento da corrente musical
do rock progressivo. Através da leitura da mesma poderemos compreender as diferentes formas com que
os grupos musicais se formaram, os locais em que era habitual atuarem e as condicionantes técnicas e
censurais, estas últimas características habituais de um regime autoritário, como o foi o regime do Estado
Novo, entendendo como criavam e se comportavam estes grupos musicais sob a presença destas
condicionantes, evitando, ou não, a Censura Prévia, que examinava maior parte dos conteúdos que se
pretendiam tornar públicos, e que problemas tiveram com esta mesma autoridade. Many were the musical genres that existed over time, witnessing the twentieth century a great variety of these, which arose and lost adherents in certain temporal spaces. At the genesis of the emergence of different musical genres were different social contexts, these being the target of some kind of sociopolitical transformations. This dissertation wants to answer the question about how the progressive rock music had developed and how was its impact on Portugal. Through it’s reading, we can understand how the different ways in which musical groups form, are the places where the practices are to act and as technical and censoring constraints, the last habitual characteristics of an authoritarian regime, as the regime of the New state. Which should not be, which should not be, which should be the governance. |
Designação do grau: | Mestrado em História Moderna e Contemporânea |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_bruno_cristovao_brito.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.