Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17065
Author(s): Troco, Miguel Gabriel
Advisor: Mamede, Ricardo Pais
Date: 7-Jun-2018
Title: Política de apoio ao empreendedorismo em Angola: o caso da província do Moxico
Reference: Troco, M. G. (2018). Política de apoio ao empreendedorismo em Angola: o caso da província do Moxico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17065
Keywords: Economia
Empreendedorismo
Política de apoio
Política pública
Análise comparativa
Moxico - Angola
África Austral
Portugal
Brasil
Entrepreneurship
Entrepreneurship policies
Support instruments
Moxico
Abstract: A presente dissertação aborda a questão das políticas de apoio ao empreendedorismo em Angola. Nos últimos anos, o assunto tem merecido a maior atenção dos diferentes atores sociais bem como dos Estados, sendo considerado uma das vias para o desenvolvimento económico e social dos países. O foco da pesquisa é identificar os instrumentos de apoio ao empreendedorismo na província do Moxico, analisar os obstáculos ao seu funcionamento e perceber até que ponto contribuíram para o surgimento de empresas e a redução do desemprego. A pesquisa recorreu a um método misto, tendo sido desenvolvida com base em documentos e entrevistas a vários atores participantes do processo de fomento do empreendedorismo no Moxico. Os resultados mostram que, por razões de diversas ordens, tais como o funcionamento deficitário das instituições por falta de recursos, a pouca responsabilidade dos atores, bem como a falta de rigor no uso dos recursos disponíveis, o desempenho dos instrumentos nesta parcela do território angolano teve pouco sucesso. No final, apresentam-se algumas recomendações que podem ser tidas em conta na formulação de políticas públicas de promoção do empreendedorismo nesta província.
A presente dissertação aborda a questão das políticas de apoio ao empreendedorismo em Angola. Nos últimos anos, o assunto tem merecido a maior atenção dos diferentes atores sociais bem como dos Estados, sendo considerado uma das vias para o desenvolvimento económico e social dos países. O foco da pesquisa é identificar os instrumentos de apoio ao empreendedorismo na província do Moxico, analisar os obstáculos ao seu funcionamento e perceber até que ponto contribuíram para o surgimento de empresas e a redução do desemprego. A pesquisa recorreu a um método misto, tendo sido desenvolvida com base em documentos e entrevistas a vários atores participantes do processo de fomento do empreendedorismo no Moxico. Os resultados mostram que, por razões de diversas ordens, tais como o funcionamento deficitário das instituições por falta de recursos, a pouca responsabilidade dos atores, bem como a falta de rigor no uso dos recursos disponíveis, o desempenho dos instrumentos nesta parcela do território angolano teve pouco sucesso. No final, apresentam-se algumas recomendações que podem ser tidas em conta na formulação de políticas públicas de promoção do empreendedorismo nesta província.
Degree: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_miguel_gabriel_troco.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.