Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/16946
Author(s): Costa, R. C.
Date: 2018
Title: A pegada ideológica na narrativa da segunda revolução académica. Análise crítica da construção de um paradigma
Number: 116
Pages: 49 - 69
ISSN: 0254-1106
DOI (Digital Object Identifier): 10.4000/rccs.7205
Keywords: Desenvolvimento económico
Inovação
Neoliberalismo
Segunda revolução académica
Universidade
Abstract: Neste artigo faz-se uma revisão crítica da segunda revolução académica. O objetivo é mostrar como esse marco é passível de diferentes reconstituições e interpretações, as quais não são ideologicamente neutras. Para o efeito, apresenta-se uma análise hermenêutica e comparativa de textos que teorizam essa mudança de paradigma. Tomam-se como ponto de partida quatro artigos de Henry Etzkowitz. A visão que deles se extrai assume-se como a narrativa "oficial" que terá tido influência na evolução mais recente da Universidade. Porém, quando essa teorização é confrontada com outras ideias - quer do próprio Etzkowitz quer de um estudo com a chancela da UNESCO -, surgem então algumas incoerências e limitações.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rccs116_49-70_rosario_costa.pdfVersão Editora168,99 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.