Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/16858
Author(s): Massano. L.
Henriques, S.
Editor: Lídia Grave, Glória Bastos, Isolina Oliveira
Date: 2018
Title: Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula
Pages: 218 - 234
ISBN: 978-972-674-819-9
Keywords: Competências
Lideranças digitais
Modelos organizacionais
Abstract: Tendo como objetivo estudar a liderança digital e a aprendizagem baseada em processos de informação e comunicação na perspetiva dos alunos, apresentamos os resultados de um estudo realizado na aula de língua estrangeira, inglês, no ensino secundário. O quadro teórico remete para modelos organizacionais de escola, os modelos de liderança, os quatro pilares de educação, as sete competências para o séc. XXI, os papéis do professor e dos alunos em contexto de sala de aula, a aprendizagem e o sucesso. Todos estes aspetos são problematizados em cenários de aprendizagens digitais, no contexto da sociedade em rede. O design metodológico combinou técnicas quantitativas e qualitativas, procurando aprofundar a informação recolhida junto dos alunos e da professora de inglês das turmas em análise. Em síntese, os resultados alcançados revelaram que a ação com alunos envolvidos em atividades criativas, no saber fazer e saber estar conduziu à discussão sobre os sentidos da aprendizagem, a pertinência do conhecimento e a assunção de que a diferença não se evidencia, mas contribui para a diversidade no progresso do constructo social. Revelaram, ainda, que a liderança do professor é fundamental para engajar a liderança do aluno não só nos processos de aprendizagem como nas relações que se estabelecem nas atuais sociedades em rede.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_Liderança Digital.pdfVersão Editora727,34 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.