Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/16858
Author(s): | Massano. L. Henriques, S. |
Editor: | Lídia Grave, Glória Bastos, Isolina Oliveira |
Date: | 2018 |
Title: | Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula |
Pages: | 218 - 234 |
ISBN: | 978-972-674-819-9 |
Keywords: | Competências Lideranças digitais Modelos organizacionais |
Abstract: | Tendo como objetivo estudar a liderança digital e a aprendizagem baseada em processos de informação e comunicação na perspetiva dos alunos, apresentamos os resultados de um estudo realizado na aula de língua estrangeira, inglês, no ensino secundário. O quadro teórico remete para modelos organizacionais de escola, os modelos de liderança, os quatro pilares de educação, as sete competências para o séc. XXI, os papéis do professor e dos alunos em contexto de sala de aula, a aprendizagem e o sucesso. Todos estes aspetos são problematizados em cenários de aprendizagens digitais, no contexto da sociedade em rede. O design metodológico combinou técnicas quantitativas e qualitativas, procurando aprofundar a informação recolhida junto dos alunos e da professora de inglês das turmas em análise. Em síntese, os resultados alcançados revelaram que a ação com alunos envolvidos em atividades criativas, no saber fazer e saber estar conduziu à discussão sobre os sentidos da aprendizagem, a pertinência do conhecimento e a assunção de que a diferença não se evidencia, mas contribui para a diversidade no progresso do constructo social. Revelaram, ainda, que a liderança do professor é fundamental para engajar a liderança do aluno não só nos processos de aprendizagem como nas relações que se estabelecem nas atuais sociedades em rede. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_Liderança Digital.pdf | Versão Editora | 727,34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.