Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16858
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMassano. L.-
dc.contributor.authorHenriques, S.-
dc.contributor.editorLídia Grave, Glória Bastos, Isolina Oliveira-
dc.date.accessioned2018-12-06T11:31:28Z-
dc.date.available2018-12-06T11:31:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-972-674-819-9-
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-50869-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/16858-
dc.description.abstractTendo como objetivo estudar a liderança digital e a aprendizagem baseada em processos de informação e comunicação na perspetiva dos alunos, apresentamos os resultados de um estudo realizado na aula de língua estrangeira, inglês, no ensino secundário. O quadro teórico remete para modelos organizacionais de escola, os modelos de liderança, os quatro pilares de educação, as sete competências para o séc. XXI, os papéis do professor e dos alunos em contexto de sala de aula, a aprendizagem e o sucesso. Todos estes aspetos são problematizados em cenários de aprendizagens digitais, no contexto da sociedade em rede. O design metodológico combinou técnicas quantitativas e qualitativas, procurando aprofundar a informação recolhida junto dos alunos e da professora de inglês das turmas em análise. Em síntese, os resultados alcançados revelaram que a ação com alunos envolvidos em atividades criativas, no saber fazer e saber estar conduziu à discussão sobre os sentidos da aprendizagem, a pertinência do conhecimento e a assunção de que a diferença não se evidencia, mas contribui para a diversidade no progresso do constructo social. Revelaram, ainda, que a liderança do professor é fundamental para engajar a liderança do aluno não só nos processos de aprendizagem como nas relações que se estabelecem nas atuais sociedades em rede.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Aberta-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectLideranças digitaispor
dc.subjectModelos organizacionaispor
dc.titleLiderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aulapor
dc.typebookPart-
dc.event.locationLisboapor
dc.event.date2018-
dc.pagination218 - 234-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalLideranças e inovação em contextos educativos-
degois.publication.firstPage218-
degois.publication.lastPage234-
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleLiderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aulapor
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_Liderança Digital.pdfVersão Editora727,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.