Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/16858
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Massano. L. | - |
dc.contributor.author | Henriques, S. | - |
dc.contributor.editor | Lídia Grave, Glória Bastos, Isolina Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-06T11:31:28Z | - |
dc.date.available | 2018-12-06T11:31:28Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-819-9 | - |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-50869 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/16858 | - |
dc.description.abstract | Tendo como objetivo estudar a liderança digital e a aprendizagem baseada em processos de informação e comunicação na perspetiva dos alunos, apresentamos os resultados de um estudo realizado na aula de língua estrangeira, inglês, no ensino secundário. O quadro teórico remete para modelos organizacionais de escola, os modelos de liderança, os quatro pilares de educação, as sete competências para o séc. XXI, os papéis do professor e dos alunos em contexto de sala de aula, a aprendizagem e o sucesso. Todos estes aspetos são problematizados em cenários de aprendizagens digitais, no contexto da sociedade em rede. O design metodológico combinou técnicas quantitativas e qualitativas, procurando aprofundar a informação recolhida junto dos alunos e da professora de inglês das turmas em análise. Em síntese, os resultados alcançados revelaram que a ação com alunos envolvidos em atividades criativas, no saber fazer e saber estar conduziu à discussão sobre os sentidos da aprendizagem, a pertinência do conhecimento e a assunção de que a diferença não se evidencia, mas contribui para a diversidade no progresso do constructo social. Revelaram, ainda, que a liderança do professor é fundamental para engajar a liderança do aluno não só nos processos de aprendizagem como nas relações que se estabelecem nas atuais sociedades em rede. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Aberta | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Lideranças digitais | por |
dc.subject | Modelos organizacionais | por |
dc.title | Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.event.date | 2018 | - |
dc.pagination | 218 - 234 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Lideranças e inovação em contextos educativos | - |
degois.publication.firstPage | 218 | - |
degois.publication.lastPage | 234 | - |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula | por |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
Aparece nas coleções: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_Liderança Digital.pdf | Versão Editora | 727,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.