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http://hdl.handle.net/10071/1659
Author(s): | Cavacas, Marina Nobre |
Advisor: | Almeida, Paulo Pereira de |
Date: | 2008 |
Title: | Adultos que não completaram a actual escolaridade obrigatória: que desafios perante o mercado de trabalho? |
Reference: | CAVACAS, Marina Nobre - Adultos que não completaram a actual escolaridade obrigatória: que desafios perante o mercado de trabalho? [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1659>. |
Keywords: | Escolaridade Desemprego Reinserção profissional Adulto Schooling Unemployment Reemployment Adults |
Abstract: | Na actual sociedade, a educação e a formação profissional são as principais
formas de preparação ou adaptação dos indivíduos para o mundo do trabalho, o qual
tem vindo a tornar-se ao longo do tempo cada vez mais exigente. Como tal, a
escolaridade insuficiente ou desadequada é um verdadeiro factor de vulnerabilidade
para os indivíduos, constituindo um problema no momento de entrada e permanência no
mercado de trabalho.
Este trabalho de investigação tem como problemática central os baixos níveis de
escolaridade no contexto português, e tem como principais objectivos analisar os
desafios com os quais se deparam os indivíduos que não completaram a actual
escolaridade obrigatória no mercado de trabalho, especialmente quando confrontados
com uma situação de desemprego.
O estudo empírico foi desenvolvido através de uma metodologia qualitativa,
com a finalidade de aprofundar a experiência de desemprego dos indivíduos que não
completaram a actual escolaridade obrigatória inscritos no Centro de Emprego do
Seixal.
Como conclusão, verificou-se que a situação de desemprego surge
recorrentemente na vida destes indivíduos e é particularmente penosa, uma vez que a
sua reinserção profissional é dificultada não só pelos baixos níveis de escolaridade, mas
também por outros factores cumulativos, destacando-se entre eles a idade.
O desemprego parece constituir apesar de tudo é uma espécie de despertar, pois
é durante este período que os indivíduos tomam realmente consciência das suas
vulnerabilidades, mobilizando-se alguns para as ultrapassar enquanto outros se
resignam. In the current society, education and training are the main forms of individuals’ preparation and adaptation to the labour market, which has become over time more and more demanding. As such, the insufficient or inadequate education is a real source of individual’s vulnerability and constitutes a problem at the time of entry and permanence in the labour market. The central thematic of this research work is the low levels of schooling in the Portuguese context and has as main objectives to examine the challenges which face those who did not complete the current compulsory education in the labour market, especially when confronted with unemployment. The empirical study was developed through a qualitative methodology, in order to deeply understand the experience of unemployment for individuals who did not complete the current compulsory school enrolled at the Seixal Employment Center. In conclusion, it appeared that unemployment is recurrently in the lives of these individuals and is particularly distressing because their reemployment is complicated not only by low levels of schooling, but also by other cumulative factors, highlighting up the age. Unemployment appears to be, after all a kind of awakening, as it is during this period that individuals make really aware of their vulnerabilities, mobilizing itself to overcome them while some others have resigned. |
Degree: | Mestrado em Sociologia das Organizações, Trabalho e Emprego |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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Tese de mestrado em Sociologia.pdf | 668,43 kB | Adobe PDF | View/Open |
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