Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1650
Autoria: Amante, Maria João
Segurado, Teresa
Data: 2010
Título próprio: A gestão do conhecimento nas Universidades: o papel dos Repositórios Institucionais
Título do evento: Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Palavras-chave: Acesso livre
Repositórios institucionais
Inovação organizacional
Colaboração
Comunicação
Open Access
Institutional repositories
Organizational innovation
Collaboration
Communication
Resumo: As funções mais importantes da Universidade são a formação e a investigação. Na Universidade a informação é utilizada no âmbito dessas funções mas também no planeamento estratégico e na gestão. A gestão do conhecimento nas Universidades realiza-se com os seguintes objectivos: melhorar os processos de criação de conhecimento por parte dos investigadores, de transmissão de conhecimento por parte dos professores, de aprendizagem por parte dos estudantes e de utilização do conhecimento nas actividades de gestão que apoiam os processos anteriores. As bibliotecas universitárias são confrontadas com três mudanças importantes no mundo da comunicação académica: a primeira, é o aumento das publicações periódicas disponíveis, em texto integral, na Internet o que aumentou as possibilidades de acesso a informação resultante de actividades de investigação; a segunda, decorre do desenvolvimento da Internet que permite e promove a democratização do conhecimento; a terceira corresponde ao desenvolvimento do movimento de Acesso Livre ao Conhecimento. Na presente comunicação apresentamos algumas motivações que podem estar na base da criação e implementação de Repositórios Institucionais em instituições de Ensino Superior, as várias etapas de concretização do projecto, destacando eventuais resistências/barreiras ao mesmo, e as estratégias de comunicação/marketing que poderão ser utilizadas com o objectivo de as ultrapassar.
Teaching and research are core functions of all research higher education institutions in which information is used to perform those tasks but also on strategical planning and management. The mains goals of knowledge management at higher education institutions are: to improve knowledge creation processes performed by researchers, to improve knowledge transmission by teachers, to improve learning processes performed by students and to improve knowledge use on management activities that support all the processes above mentioned. University libraries have to face three important changes in the world of academic communication: first, the rise of full-text periodicals available on Internet that has multiplied the opportunities of free information access; the second is a consequence of Internet development which allows and promotes knowledge democratization; the third, is the Open Access Movement to knowledge. In this paper we present some motivations that may be considered when deciding to create and install an Institutional Repository at higher education institutions, the different steps taken underlining probable obstacles and the communication/marketing strategies that can be used to overcome it.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SID-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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